Português, perguntado por bbkmartini2, 5 meses atrás

Quais são as orações subordinadas adjetivas

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MNotARobot
0

Resposta: Deverão ser grifadas apenas as orações "que o professor me emprestou" e "que adora uma fofoca" presentes, respectivamente nos itens (a) e (c).

Para termos uma oração subordinada adjetiva, é preciso que haja um pronome relativo iniciando a oração ou, no caso de orações subordinadas reduzidas de gerúndio, particípio ou infinitivo, esses pronomes virão "subentendidos".

a) Nesta frase, temos "Perdi o livro" como oração principal. Note que o "que" é um pronome relativo retomando o substantivo livro, isto é, a oração "que o professor me emprestou" é uma oração subordinada adjetiva. Essa O.S.A. é classificada como restritiva, pois não há virgula antes do pronome relativo.

b) Aqui, temos "É necessário" como oração principal, no entanto, diferente do que é visto no item (a), o "que" não retoma nenhum termo anteriormente mencionado, não é um pronome relativo. Nesse exemplo, a oração "que façam a prova" poderia ser substituído por "isso", "É necessário isso". Logo, a segunda oração é uma oração subordinada substantiva com "que" sendo uma conjunção integrante. Essa O.S.S. pode, ainda, ser classificada como subjetiva, dado que faz papel de sujeito da oração principal.

c) Nessa agora, temos "Minha tia espalhou a notícia para o bairro" como oração principal e "que adora uma fofoca" como oração subordinada adjetiva iniciada pelo pronome relativo "que" retomando "minha tia", isto é, podemos dizer: minha tia adora uma fofoca. Como a O.S.A. está entre vírgulas, podemos classifica-la como explicativa.

d) Semelhante ao ocorrido no item (b), temos "Espero" como oração principal e "que você se recupere" como oração subordinada substantiva classificada, ainda, como objetiva direta, uma vez que tem papel de objeto direto da oração principal (Quem espera, espera alguma coisa). Nesse caso "que" é conjunção integrante.

Perguntas interessantes