Quais são as obras principais do Cartola?
Soluções para a tarefa
Resposta:
"Que Infeliz Sorte!" - Esta foi a primeira composição de Cartola. Datada de 1929, ela foi vendida ao cantor Mário Reis. O samba acabou sendo gravado por Francisco Alves, que teve a grande honra de ser o primeiro cantor a lançar uma composição de Cartola em disco. A sua letra já tem todo o DNA do sambista: "Passas por mim / Rindo, cantando / Dá com os ombros / Arrastando rapazes / Me debochando / E finge para todas / Estou vingada".
2) "Divina Dama" - Também gravado por Francisco Alves, esse samba foi o primeiro grande sucesso popular de Cartola. A canção, também registrada por Chico Buarque, em 1998, é uma das melhores do sambista verde-e-rosa: "Tudo acabado / E o baile encerrado / Atordoado fiquei / Eu dancei com você / Divina dama / Com o coração / Queimando em chama". Lindo, não?
3) "Quem Me Vê Sorrindo" - Cartola cantou essa canção ao lado das pastoras da Mangueira, escola de samba que ajudou a fundar, a bordo do navio Uruguai. Com regência do maestro Leopold Stokowski, o samba feito em parceria com Carlos Cachaça é relevante porque foi a primeira vez que Cartola teve a sua voz gravada em um compacto de 78 rpm.
4) "O Sol Nascerá" - A história dessa música é interessante e vale a pena ser contada. "O Sol Nascerá", composta no Zicartola, restaurante que o sambista abriu com a sua esposa, Dona Zica, nasceu após um desafio do amigo Renato Agostini, que disse duvidar que Cartola compusesse um samba tão rapidamente. A canção, com os célebres versos "A sorrir / Eu pretendo levar a vida / Pois chorando / Eu vi a mocidade / Perdida", nasceu em 30 minutinhos, e acabou entrando no primeiro álbum de Cartola, lançado em 1974. Elton Medeiros foi o seu parceiro nessa música que, devido à sua importância (e beleza), abria e encerrava o show que Ney Matogrosso fez em homenagem ao compositor, em 2003. Moral da história: nunca desconfie da capacidade de um gênio.
5) "Alvorada" - Composta ao lado de Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho, "Alvorada" é um dos clássicos de Cartola e também está presente em seu primeiro disco. "Alvorada lá no morro, que beleza / Ninguém chora, não há tristeza / Ninguém sente dissabor / O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo / E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo". Precisa dizer mais alguma coisa?
6) "Tive Sim" - Gravado em 1966, esse samba é um dos mais bonitos de todos os tempos.