Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Quais são as nadadeiras dos peixes?
Dê a função de cada uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por annegoulart21
16
~ Adiposa: não ocorre em todas as espécies. É desprovida de raios e tem finalide desconhecida. É pequenina e localizada entre as nadadeiras dorsal e caudal. Anal: atua como uma quilha, dando equilíbrio ao peixe. Em machos da família dos poecilídeos, ela modifica-se, funcionando como órgão copulador do macho, recebendo o nome de gonopódio. Em alguns caracídeos, a nadadeira anal possui um pequeno gancho, utilizado pelo macho para prender a fêmea. Localiza-se logo abaixo da caudal.

Caudal: impulsiona o peixe na água, graças a músculos que atuam ao longo do corpo, em movimentos ondulatórios. É a principal responsável pela sua propulsão na água. Também tem influência sobre o equilíbrio. É conhecida simplesmente como cauda ou "rabo". Há vários tipos:

- Arredondada: peixes que têm os movimentos muito lentos. Como o próprio nome diz, tem a forma circular. Ex.: fêmeas de guppies comuns (Poecilia reticulata), molinésias comuns(Poecilia sp.), platis (Xiphophorus maculatus).
- Bifurcada: peixes que nadam a grandes velocidades tem esse tipo de cauda. Tem a forma de um "V" deitado. Ex: piaba do mato grosso (Hyphessobrycon serpae), pangássius (Pangassius sutchi), barbo sumatrano (Capoeta tetrazona).
- Confluente: encontrada em peixes de movimentos lentos. Assemelha-se a um pincel: um triângulo com o vétice na extremidade da cauda e os lados um pouco curvos. Ex.: alguns tipos de bettas.
- Crescente: presente em peixes que nadam continuamente em grandes velocidades. Tem o formato de uma lua. Ex.: cruzeiro do sul (Hemiotus semiteniatus).
- Margeada: encontrada em peixes de movimentos lentos, porém capazes de arranques bruscos. Se assemelha a um semi-círculo com irregularidades na extremidade. Ex.: carpa. 
- Truncada: peixes lentos, capazes de alguns arranques bruscos. Tem a forma de um trapézio. Ex.: guppies machos (Poecilia reticulata).

Dorsal: tem basicamente a mesma função da anal, atuando como uma quilha. Com ela o peixe pode fazer curvas. Em algumas espécies ela tem um maior desenvolvimento, servindo para seduzir a fêmea (velífera). Localiza-se no dorso do animal.

Peitoral: são duas, situando-se atrás do opérculo. Têm várias funções: permitem que os peixes girem em torno de seu eixo; podem reduzir a velocidade de nado; movimentam a água próxima a ovos, para proporcionar uma oxigenação; deslocam alimento que esteja sobre o substrato. 

f) Pélvica (ventral): são duas, situando-se logo à frente da anal. Suas funções variam, de acordo com a espécie, indo desde táctil (acará bandeira, tricogáster) até o carregamento ovos para o local de eclosão (Corydoras).
Perguntas interessantes