Quais são as modalidades terapêuticas que podem ser utilizadas como promotoras de aquecimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo Starkey (2001), o calor é o aumento da vibração molecular e da taxa metabólica celular. Ele é em geral, dividido em três categorias principais, de acordo com suas fontes:
1. Ação química associada com o metabolismo celular;
2. Correntes elétricas ou magnéticas, como encontradas nos dispositivos de diatermia;
3. Ação mecânica, como a encontrada no ultra-som.
A aplicação de calor terapêutico ao corpo é denominada termoterapia e os métodos de aquecimento são classificados como superficiais ou profundos.
Os agentes de aquecimento superficial devem ser capazes de aumentar a temperatura da pele dentro de um limite de 40°C a 45°C, para que possam produzir efeitos terapêuticos. A transferência de calor para os tecidos subjacentes ocorre através da condução, mas os agentes de aquecimento superficial limitam-se a profundidades inferiores a 2 cm.
De acordo com Starkey (2001), o calor não é uma forma de energia verdadeira: na realidade, é um termo utilizado para descrever certas formas de transferência de energia. No campo das modalidades terapêuticas térmicas, a transferência de calor implica em troca de energia cinética entre dois ou mais objetos (por exemplo, uma bolsa de água quente e a pele). Para que essa troca ocorra, deve-se satisfazer uma condição fundamental: um objeto deve possuir uma temperatura maior que o outro. Dessa forma, os transportadores de energia transmitem energia da área de alta temperatura para o objeto mais frio.
Essa transferência ocorre por:
• Condução: é a transferência de calor entre dois objetos que estão em contato físico. A troca de energia cinética ocorre por meio da colisão de moléculas, transferindo a energia da área de alta temperatura para uma área de temperatura menor. Este conceito pode ser ilustrado pelo aquecimento de uma ponta de bastão de metal. O calor passa gradualmente de uma ponta para a outra, até que o bastão adquira uma temperatura igual, ao longo de todo o seu comprimento. Dentre as modalidades terapêuticas que operam por condução, encontram-se as aplicações de compressas úmidas quentes e frias. Dentro do corpo, a transferência de energia de uma camada de tecido para a outra ocorre por meio da condução;
• Convecção: É o transporte de calor pela movimentação de um meio, geralmente ar e água. Dos três estados da matéria, o gasoso é o pior condutor de calor, o líquido é bom condutor, e os sólidos são de forma geral, os melhores condutores. O movimento dos gases e líquido provocado, por exemplo, pela circulação do ar ou da água, aumenta sua capacidade de transportar calor. A transferência real de energia do meio para o corpo ocorre pela condução; a liberação da energia ocorre pela movimentação dos meios. A circulação do meio resulta em resfriamento de um objeto e o subsequente aquecimento de outro. Os turbilhões são o exemplo mais comum de modalidade terapêutica que utiliza a convecção;
• Radiação: É a transferência de energia sem o uso de um meio e o calor ganho ou perdido por meio da radiação é denominado energia radiante. A energia infravermelha é emitida de qualquer objeto que tenha uma temperatura superior ao zero absoluto. Pode ocorrer divergência da energia radiada, o que reduz a energia por um objeto em seu caminho. Todas as modalidades terapêuticas térmicas produzem energia radiante. As lâmpadas infravermelhas, por exemplo, lideram a maior parte de sua energia sob forma de radiação. Mesmo modalidades que dão ao corpo sua energia por condução, como as compressas quentes e úmidas, perdem parte de sua energia por radiação. Esse efeito pode ser ilustrado quando se coloca a mão sobre uma compressa quente úmida. O calor que você sente está sendo perdido pela compressa, por meio de radiação;
• Evaporação: É a mudança do estado liquido para o estado gasoso, que requer que a energia térmica seja removida do corpo. O calor absorvido pelo líquido resfria o tecido, à medida que o líquido muda seu estado para o gasoso. Os aerossóis vaporresfriadores são um exemplo de uma modalidade por evaporação.
De acordo com Starkey (2001), os efeitos do calor sobre a taxa metabólica, a inflamação e a dinâmica do sangue e dos fluídos são, em geral, opostos aos do frio. As aplicações de calor e de frio diminuem a dor e o espasmo muscular, alterando o limite das terminações nervosas. Sistemicamente, a aplicação local de calor resulta em aumento da temperatura corporal, da frequência respiratória e de pulso, na diminuição da pressão sanguínea.
O uso do calor é indicado nos estágios inflamatórios subagudos e cônicos de uma lesão. Uma vez que os efeitos da aplicação de calor são essencialmente opostos aos do frio, seu uso no tratamento de lesões agudas deve ser evitado.