quais são as metrópoles nordestinas e em que elas se destacam?
Soluções para a tarefa
Salvador capital da Bahia entre outros, essas metrópoles se destacam por ser industrializadas e desenvolvidas.
Metrópoles regionais do Nordeste: Salvador, Recife e Fortaleza
As metrópoles regionais do Nordeste mantêm, ainda hoje, um alto padrão de segregação e desigualdade social, caracterizando seus territórios como periféricos e desiguais. Salvador, por exemplo, permanece como um espaço de baixas remunerações, com 70,9% dos trabalhadores recebendo até dois salários mínimos. Recife passa por uma dinamização econômica a partir de meados dos anos 2000, porém permanece a condição de metrópole regional incompleta, periférica e desigual. E Fortaleza mantém, ainda hoje, um quadro de macrocefalia na estruturação da sua rede urbana, marcada por disparidades socioespaciais, concentração de investimentos públicos e privados.
A Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles promoveu, no período de 9 a 11 de dezembro de 2015, o Seminário Nacional As Metrópoles e as transformações urbanas: desigualdades, coesão social e governança democrática. O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu o Comitê Gestor do Observatório e os coordenadores regionais para debater e consolidar uma síntese analítica sobre as mudanças e permanências relativas às principais regiões metropolitanas brasileiras.
O evento também serviu para o lançamento oficial da Coleção Metrópoles: transformações na ordem urbana. Lançada em parceria com a Editora Letra Capital e com apoio da FAPERJ, da Capes e do CNPq, a coleção é mais um resultado da Rede Nacional de Pesquisa INCT Observatório das Metrópoles que há mais de 15 anos vem consolidando um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana.
A seguir alguns pontos da análise-síntese das metrópoles regionais do Nordeste, como também disponibilizamos as Apresentações (em formato pdf) divulgadas no seminário nacional.