Quais são as madeiras ilegais da mata Atlântica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Garapeira
BIOMA Amazônia, Caatinga ou Cerrado
CLASSIFICAÇÃO Vulnerável
NOMES COMUNS Amarelinho, barajuba, garapeira, gema-de-ovo, grapia, jataí, muirajuba, muiratuá, cumararana, sapucajuba.
CARACTERÍSTICAS Madeira pesada, de cor que varia do bege para o amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado. Tem superfície lustrosa e lisa ao tato. Muito usada na construção civil em estruturas externas, como pontes, ou internas, para acabamentos.
NOME Mogno
BIOMA Amazônia
CLASSIFICAÇÃO Vulnerável
NOMES COMUNS Acaju, aguano, araputanga, caoba, cedro-aguano, cedro-mogno, cedrorana, Mara.
CARACTERÍSTICAS Sua cor varia do marrom avermelhado ao vermelho. É altamente resistente ao ataque de fungos e insetos, resistindo ainda a cupins de madeira seca. A madeira pode ser trabalhada facilmente com ferramentas manuais ou mecânicas, e o acabamento produz uma superfície lisa e brilhante. O mogno é muito procurado para marcenaria e mobília, acabamento e ornamentos de interiores, e até mesmo construção de barcos e navios, em acabamentos e assoalho.
NOME Cedro-rosa
BIOMA Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica
CLASSIFICAÇÃO Vulnerável
NOMES COMUNS Capiúva, cedrilho, cedrinho, cedro-amargoso, cedro-aromático, cedro-batata, cedro-bordado, cedro-cheiroso, cedro-fêmea, cedro-manso, cedro-pardo, cedro-urana, cedro-verdadeiro.
CARACTERÍSTICAS Árvores de brilho forte, madeira leve e macia. Pode atingir 30 metros de altura. É usado em construções civis, decoração, mobiliário, chapas condensadas, instrumentos musicais ou parte deles. Na medicina, é usado no combate a febre, feridas e úlceras.
NOME Itaúba
BIOMA Amazônia
CLASSIFICAÇÃO Vulnerável
NOMES COMUNS Taúba-penima, lorê, louro-itaúba, nhambiquara.
CARACTERÍSTICAS Sua cor oscila entre oliva a marrom amarelado. Madeira resistente e uma das espécies mais exploradas na região norte da Amazônia, utilizada para diversas finalidades em construções externas, como pontes, postes, estacas, dormentes e vigas
Explicação: