Quais sao as limitaçoes (erros) DOS modelos atomicos de Dalton,Thomson,Rutherford e Borh?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Thomson executou um experimento que lançava um feixe de átomos. Ele percebeu que, colocando tábuas eletrizadas negativamente de um lado e positivamente de um lado, fazia com que o feixe dobrasse em direção à placa positiva. Dalton postulou que o átomo seria elétricamente neutro, aí está o erro de Dalton. Se o átomo realmente fosse elétricamente neutro, ele não deveria ser afetado pelas tábuas eletrizadas.
Thomson, então, teorizou que o átomo era uma esfera positiva com elétrons, esferas menores, encrustradas nessa esfera positiva, e tinham carga negativa.
Rutherford fez, então, o seguinte experimento: Novamente, atirando feixe de átomos, colocou uma folha de ouro extremamente fina na frente do feixe e um detector em volta. Porém, ele percebeu que a maioria dos átomos do feixe atravessavam a folha de ouro, enquanto alguns poucos repulsionavam para trás e pros lados. O que isso quer dizer? Que se os átomos realmente fossem simplesmente esferas, supostamente, nenhum átomo deveria atravessar a folha de ouro. Atravessar a folha de ouro quer dizer que existe espaço vazio entre os átomos. Rutherford então criou uma nova teoria para o formato do átomo: Uma esfera positiva, o núcleo, com os elétrons orbitando em volta desta esfera, a eletrosfera, sendo que a eletrosfera era muito maior que o núcleo, já que mais átomos atravessavam a folha.
Porém, o modelo atômico de Rutherford foi melhorado por Bohr. Bohr organizou as órbitas dos elétrons em camadas de energia, já que o modelo de Rutherford não explicava por que os elétrons simplesmente não se chocavam com o núcleo ou eram expilidos pra fora de uma vez. Os elétrons possuem camadas específicas pra eles de acordo com a energia que eles armazenam. Quanto mais energia um elétron absorve, mais distante do núcleo ele está, e quanto menos energia, mais perto do núcleo.