Quais são as interpretações historiográficas acerca das relações entre colônia e metrópole?
Soluções para a tarefa
As interpretações historiográficas dizem respeito a como cada elemento desse foi tratado pelos historiadores.
Nesse aspecto, temos que a colônia pode ser tida como o local de exploração da metrópole. Ao longo da história tivemos outras formas de colônia como a de povoamento, esta estando presente na região norte da América.
Já a metrópole envolve um centro de poder que está geralmente relacionada aos países da Europa e que comandava diversas colônias.
espero ter ajudado!
Olá!
Algum tempo atrás, acreditava-se que a colônia estava totalmente submetida à metrópole e não possuía uma vida própria. Essa interpretação defendia a ideia de que as colônias, em geral, eram satélites das potências europeias e só faziam responder os interesses econômicos metropolitanos.
Nessa perspectiva, ficava difícil
explicar como e por que as revoltas ocorriam, já que os colonos não possuíam interesses próprios.
As críticas a essa visão reducionista mostraram que, se havia interesses metropolitanos em jogo, os vassalos de Portugal, ou de qualquer outra metrópole, também acabavam desenvolvendo interesses próprios, conferindo à colônia uma dinâmica interna fundada nas relações depoder, de trabalho e na sociabilidade entre as populações coloniais.
Essa perspectiva torna bem mais fácil explicar a eclosão das revoltas, tanto aquelas contrária determinadas medidas tomadas pelas metrópoles em relação às suas colônias quanto as que surgiam, fruto dos conflitos entre os próprios atores coloniais.
Espero ter ajudado, bons estudos!