Quais são as indústrias existentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro
Soluções para a tarefa
Região Metropolitana de São Paulo; maior pólo de riqueza nacional, a região possui um pólo indústrial extremamente diversificado com indústrias de alta tecnologia até indústrias automobilísticas, situadas principalmente na região do ABC. Atualmente a metrópole está passando por uma transformação econômica, deixando seu forte caráter indústrial passando para o setor de serviços.
O ABC é marcado historicamente por ser o primeiro centro da indústria automobilística brasileira. A região é sede de diversas montadoras, como Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen e General Motors, entre outras. No entanto, o setor de serviços também vem crescendo significativamente. Por exemplo, a base das operações, atualmente encerradas, da America Online, no Brasil, ficava em Santo André.
Embraer E-190, jato desenvolvido pela empresa Embraer que está sediada em São José dos Campos.Vale do Paraíba; possui indústrias do ramo aeroespacial, como a Embraer, indústrias automobilísticas nacionais, como a Volkswagen e a General Motors e indústrias de alta tecnologia. Também estão presentes as indústrias de eletroeletrônicos, têxtil e química.
Região Metropolitana de Campinas; possui um forte e diversificado pólo indústrial, com indústrias automobilísticas, indústrias de alta tecnologia, pricipalmente nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Hortolândia, indústrias petroquímicas como a REPLAN, em Paulínia e indústrias têxteis, especialmente nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste[15].
Região Administrativa Central; situado no centro do estado, onde se localizam as cidades de São Carlos e Araraquara, constitui um importante pólo de alta tecnologia, com indústrias de diferentes áreas, como a fábrica da Volkswagen motores, Faber-Castell, Electrolux, Tecumseh e Husqvarna.
Mesorregião de Piracicaba; situada ao lado da Região Metropolitana de Campinas, onde se localizam importantes municípios, como Piracicaba, Limeira e Rio Claro, essa região é caracterizada pela presença de empresas de biotecnologia, cultivo de cana de açúcar e produção de biocombustível.
O Estado do Rio de Janeiro apresenta a segunda maior economia do Brasil, com participação de 11% de participação no PIB brasileiro, ficando atrás do Estado de São Paulo neste quesito, com 32,4 % de participação do PIB nacional (IBGE, 2015). O Estado do Rio de Janeiro conta com um parque industrial diversificado, embora muito pautado nas indústrias petrolíferas, e obtém muitos recursos através da indústria do turismo, sendo a capital do Estado, o Município do Rio de Janeiro, reconhecida pela alcunha de Cidade Maravilhosa, um dos maiores destinos de turistas estrangeiros e domésticos do país. A principal atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro está ligada ao setor terciário da economia e essencialmente à prestação de serviços, sendo responsável por 77,1% do PIB estadual (CEPERJ, 2016), por outro lado, a menor participação produtiva é a agropecuária na composição do PIB estadual.