Biologia, perguntado por antoniorsv5973, 1 ano atrás

Quais são as importâncias da renovação celular da pele e o que caracteriza como envelhecimento cutâneo?

Soluções para a tarefa

Respondido por docuradacris
3

Resposta:

****As camadas da pele

Já a derme é a camada intermédia, e a sua ação principal é a de proporcionar mais rigidez à estrutura, regular a temperatura e fornecer nutrientes. Por fim, temos a hipoderme, que é a divisão mais inferior e proporciona maior isolamento, atuando como uma espécie de amortecedor de choques mecânicos, protegendo os órgãos internos.

O ciclo celular da pele

Uma vez que você já conheceu as camadas da pele e suas funções, fica mais simples entender o ciclo celular. Como vimos, cada camada tem uma importância grande e o nosso organismo não pode se dar ao luxo de não contar com essa ajuda. Por isso, em pessoas jovens, as células se renovam e levam 28 dias para chegar à superfície.

Já em indivíduos mais velhos, esse processo pode levar cerca de 40 dias. Isso quer dizer que a epiderme, a camada mais superficial da pele, acaba se tornando um acumulado de células envelhecidas e mortas, o que deixa uma aparência nada bonita. Outros fatores, como a exposição excessiva ao sol, a poluição, a falta de sono e a desnutrição, podem piorar esse quadro.

A importância do dermatologista

Um dermatologista torna-se essencial para minimizar as chances de envelhecimento precoce e melhorar o ciclo celular da pele. E isso ocorre não apenas em função das excelentes orientações que esse profissional pode passar,  como o uso adequado de protetor solar durante o dia, mas também pelo emprego dos dermocosméticos adequados.

Por meio do emprego de substâncias específicas e dermatologicamente testadas, é possível acelerar o processo de renovação da pele através do uso de dermocosméticos que contenham ácidos, antioxidantes, vitaminas entre outras substâncias. Tudo isso para possibilitar uma pela renovada, mais firme e iluminada.

O acompanhamento com um dermatologista de confiança também é positivo porque ele está apto a avaliar possíveis situações relacionadas com a idade. Como exemplo, a diminuição dos níveis hormonais em uma menopausa ou problemas que possam ter surgido em função de quadros de ansiedade e de estresse, por exemplo.

*****Envelhecimento cutâneo

Envelhecimento cutâneoO envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

O envelhecimento intrínseco (cronológico) acompanha o processo ocorrido também com outros órgãos diante da degeneração natural do corpo e não tem relação com fatores ambientais. Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação e  cai drasticamente a produção das fibras de colágeno e elastina,  que conferem firmeza  e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passando a apresentar rugas. A menor atividade das glândulas sudoríparas torna a pele mais seca, e a diminuição da microcirculação sanguínea reduz sua vitalidade e luminosidade. Além disso, efetuamos todos os dias mais de 1.500 contrações faciais, que marcam a epiderme na forma de linhas finas e rugas de expressão. O processo de envelhecimento cronológico acentua as rugas de expressão, que tendem a ficar mais profundas e marcadas.

Já o fotoenvelhecimento tem características que o diferenciam do envelhecimento cronológico da pele. Apenas a pele que foi cronicamente exposta à radiação UV é que apresentará os sinais do fotoenvelhecimento (áreas da pele que costumam ser cobertas pelas roupas ou protegidas do sol não apresentam tais sinais). Ao penetrarem na derme, os raios ultravioletas provocam quebra das fibras colágenas. Se na juventude a pele consegue corrigir naturalmente essas alterações provocadas pelo sol, na maturidade já não é mais possível reverter os danos. Conforme o tempo passa, a pele incorretamente reconstruída forma rugas e adquire um aspecto “curtido”, apresentando manchas acastanhadas.

Vale lembrar que os efeitos provocados pela exposição ao sol são cumulativos. Estima-se que recebemos 80% de toda a radiação solar da vida até os 18 anos, e os danos causado pelos excessos na infância e adolescência só serão percebidos anos depois. Daí a importância de se estimular o uso do protetor solar desde cedo.

Outros fatores ambientais relacionados ao envelhecimento extrínseco da pele são os relacionados à produção de radicais livres, como tabagismo, consumo exagerado de álcool e estresse.

Adotar um estilo de vida saudável, com o controle do estresse, a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, rica em vegetais e alimentos antioxidantes – que conseguem reduzir a concentração de radicais livres – são práticas que, ao lado da proteção solar, contribuem para prevenir o envelhecimento extrínseco

Explicação:

o texto é meio grande, mas vale a pena! Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes