Biologia, perguntado por felipegm82, 10 meses atrás

quais são as glândulas anexas ao tubo digestorio ? explique a funçao de cada uma delas

Soluções para a tarefa

Respondido por daivison29
1

7 - Glândulas Anexas

     As glândulas anexas do sistema digestivo, ou órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.


7.1 - Glândulas Salivares

     Estão ao redor da boca e produzem a saliva, um líquido viscoso, claro, sem gosto e sem odor, que contém uma enzima digestiva, a amilase, que decompõe o amido. Nela contém anticorpos protéicos que destroem as bactérias presentes na boca, inclusive as que provocam as cáries dentárias. O próprio fluxo salivar remove as bactérias e as partículas alimentares que poderiam servir de substratos para estes organismos patogênicos. As glândulas salivares são divididas em 2 grandes grupos: glândulas salivares menores e glândulas salivares maiores. As glândulas salivares menores constituem pequenos corpúsculos ou nódulos disseminados nas paredes da boca, como as glândulas labiais, palatinas linguais e molares.







As glândulas salivares maiores são representadas por 3 pares que são:


Glândula Parótida: é a maior das três glândulas salivares pares. Elas estão situadas ao lado dos ouvidos. Produzem uma saliva líquida e serosa, rica em enzimas e pobre em muco (glicoproteína). 

Glândula Submandibular: fica na base posterior da mandíbula e produzem uma saliva viscosa e rica em glicoproteína (o muco). As glândulas submandibulares secretam cerca de 70% do total da saliva. 

Glândulas Sublinguais: têm forma de uma pequena amêndoa e situam-se embaixo da língua. São as menores glândulas salivares e produzem uma saliva muito densa, que perfaz 5% do total de saliva secretada.



7.2 - Fígado 

O fígado é mais uma das glândulas anexas do sistema digestório do corpo humano e se localiza no abdômen, sob o diafragma, e é a maior glândula do corpo. Ele armazena substâncias, como glicose, ferro e vitaminas; sintetiza proteínas; inativa produtos tóxicos; metaboliza e elimina resíduos gerados no próprio corpo (como a uréia , o ácido úrico e o ácido lácteo). A bile é um fluido produzido pelo fígado, que fica armazenada na vesícula biliar e atua na digestão de gorduras, de alguns alimentos e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino. Ela é excretada pelo fígado, segue pelos ductos biliares, passa à vesícula, indo ao intestino, onde emulsiona as gorduras. Sua coloração geralmente é amarela, apresentando uma tonalidade esverdeada. O fígado apresenta duas faces: diafragmática e visceral:

A face diafragmática (ântero superior) é convexa e lisa, relacionando-se com a cúpula diafragmática.

A face visceral (postero inferior) é irregularmente côncava pela presença de impressões viscerais


felipegm82: vlw
Perguntas interessantes