Quais são as glândulas anexas ao sistema digestório? Indique as secreções produzidas por cada uma dessas glândulas e relacione a função de cada uma dessas secreções
Soluções para a tarefa
Resposta:
São 4 glândulas anexas:
1 - Glândulas Salivares: Estão ao redor da boca e produzem a saliva, um líquido viscoso, claro, sem gosto e sem odor, que contém uma enzima digestiva, a amilase, que decompõe o amido.Nela contém anticorpos proteicos que destroem as bactérias presentes na boca, inclusive as que provocam as cáries dentárias.
2 - Fígado: se localiza no abdômen, sob o diafragma, e é a maior glândula do corpo. Ele armazena substâncias, como glicose, ferro e vitaminas; sintetiza proteínas; inativa produtos tóxicos; metaboliza e elimina resíduos gerados no próprio corpo.
3 - Vesícula Biliar: A bile é um fluido produzido pelo fígado, que fica armazenada na vesícula biliar e atua na digestão de gorduras, de alguns alimentos e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.
4 - Pâncreas: Ele é tanto exócrino quanto endócrino. Ele divide-se em cabeça, corpo e cauda, e produz o sulco pancreático, que é lançando no interior do intestino delgado. O sulco pancreático atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático é lançado na cavidade do duodeno.
Resposta e Explicação:
As glândulas acessórias do sistema digestório liberam secreções que participam do processo de digestão. São elas:
Glândulas salivares: responsáveis pela produção da saliva, uma substância rica em água, mas que também apresenta outros componentes, como enzimas e glicoproteínas. A saliva ajuda a lubrificar o bolo alimentar e também possui ação antibacteriana.
Pâncreas: glândula mista, ou seja, possui funções endócrinas e exócrinas. Sua porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático, que apresenta uma série de enzimas que atuam na digestão, além de bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. A porção endócrina do pâncreas é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon.
Fígado: segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Atua em diversas funções no organismo, porém, na digestão, seu papel é garantir a produção da bile, uma substância que é armazenada na vesícula biliar e, posteriormente, é lançada no duodeno. A bile atua na emulsificação de gorduras, funcionando como uma espécie de detergente, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.