quais sao as formas de se determinar um jogo de xadrez
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Treine sua visão combinatória
No xadrez, chamamos de “combinação” toda sequência tática na qual sacrificamos material, isto é, trocamos uma peça de maior valor por uma menor ou simplesmente entregamos uma peça ou um peão. Para saber se essa operação vale à pena, precisamos calcular algumas jogadas à frente com precisão.
Mas não precisamos fazer isso do zero. Da mesma forma como um músico estuda a teoria musical, um matemático precisa conhecer as fórmulas e equações básicas e um escritor precisa ter um amplo conhecimento do vocabulário, um enxadrista precisa conhecer os temas táticos mais frequentes. Isso ampliará sua “visão combinatória”, isto é, sua percepção de ideias padrão que se repetem e que você pode aproveitar em suas partidas.
Utilize a técnica dos lances candidatos
Popularizada pelo GM russo Alexander Kotov, essa técnica consiste, basicamente, em analisar os movimentos possíveis um a um a fim de encontrar a melhor decisão. A ideia é selecionar, na sua cabeça, geralmente de 2 a 4 movimentos que você poderia fazer na próxima jogada e quais seriam suas consequências para, depois, tomar a ação que você considera mais sábia.
À medida que você se tornar um jogador mais experiente e maduro, vai poder reconhecer alguns padrões e selecionar a alternativa certa com mais rapidez; mas no início, a recomendação é não se apressar nessa análise. Cuidado para não cometer o erro de muitos enxadristas, que analisam somente a continuação que lhes parece mais promissora inicialmente. Muitas vezes o segredo é voltar à posição inicial das suas análises e se perguntar “quais os meus lances candidatos”? Pratique esta técnica e você verá o seu cálculo melhorar rapidamente.
Tenha atenção aos recursos do adversário
Da mesma forma que você calcula os seus movimentos no tabuleiro, precisa também ficar de olho no que o adversário está fazendo para não se surpreender e arruinar todo o seu plano, certo? Por isso, seus cálculos no xadrez devem não apenas considerar as possíveis reações do adversário como também tentar prever os movimentos dele.
Tente responder: o que você faria se estivesse em um tabuleiro nessa posição, mas jogando com as outras peças? Experimente “virar o tabuleiro” mentalmente. A isso chamamos “profilaxia”, técnica na qual o ex-campeão mundial Anatoly Karpov era especialista.
Resolva composições
Composições são posições que não ocorreram na prática, mas que foram criadas por um autor por ilustrarem uma solução com uma ideia espetacular, paradoxal. Aqui podemos ver a parte artística do jogo de xadrez. Resolver uma composição com uma ideia surpreendente pode proporcionar um prazer indescritível. Além disso, esse treino desenvolve sua imaginação e precisão no cálculo de variantes.
As composições são um mundo à parte, com competições próprias. Há torneios tanto para aqueles que querem medir sua capacidade na resolução dos exercícios, quanto para os compositores que pretendem submeter suas “obras de arte” para o júri artístico. Conheça um pouco mais sobre esse mundo: seu cálculo irá agradecer!
Tenha confiança no seu cálculo
Por último, não deixe de confiar na sua habilidade. Manter sua força mental no jogo é quase tão importante quanto ter treinado em casa e estar de olho nas possibilidades de movimento no tabuleiro. Pode até ser que você tenha deixado passar algum lance interessante antes, mas não se deixe abalar: continue firme com os seus cálculos e dê o seu melhor!
Entendeu como praticar para melhorar os seus cálculos no xadrez? Comente contando se ficou com alguma dúvida e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações que vão te ajudar a se tornar um grande enxadrista!
Resposta:
de uma forma mais resumida....
Treine sua visão combinatória, utilize a técnica dos lances candidatos, tenha atencão aos recursos do adversário, resolva composições e tenha confiança no seu cálculo.
eh isto.