Quais são as figuras de linguagem presentes na obra de Cecília Meireles em Segundo motivo da rosa?
Por mais que te celebre, não me escutas, embora em forma e nácar te assemelhes à concha soante, à musical orelha que grava o mar nas vítimas volutas.
Deponho-te em cristal, defronte a espelhos, sem eco de cisternas ou de grutas...
Ausências e cegueiras absolutas ofereces às vespas e às abelhas.
E a quem te adora, ó surda e silenciosa, e cega e bela e interminável rosa, que em tempo e aroma e verso te transmutas!
Sem terra nem estrelas brilhas, presa a meu sonho, insensível à beleza que és e não sabes, porque não me escutas...
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"e silenciosa, e cega e bela e interminável rosa..." Polissíndeto
"ó surda..." Apóstrofe
"Por mais que te celebre, não me escutas" Paradoxo
"ó surda..." Apóstrofe
"Por mais que te celebre, não me escutas" Paradoxo
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