Quais são as ferramentas que a escola utiliza para desenvolver a coordenação motora dos alunos dos jogos e brincadeiras?
Soluções para a tarefa
Este trabalho visa refletir sobre a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento motor, principalmente na educação infantil. Para isso, é necessário primeiro levantar questões sobre a ação de brincar. Além de impulso natural da criança e forma de divertimento, a brincadeira funciona também como ferramenta para a construção do conhecimento dentro do contexto escolar.
As atividades lúdicas devem ser espontâneas, criativas e que levem prazer a quem pratica, devem diminuir as tensões e preocupações.
Para a criança, o brincar é uma maneira de liberar energias, já que seu espaço para o lazer nas grandes cidades é cada vez mais restrito. Assim, as brincadeiras e jogos podem ser utilizados como uma ferramenta de extrema importância na educação oferecendo exercícios físicos sadios e intensos, feito alegremente, e quase sempre socialmente explorando as suas possibilidades e de descobrir o mundo onde vive, aliviando as dificuldades emocionais, sentimentos, conflitos e agressividade, dando força entre outras coisas a autoestima e a segurança. Será um fator indisponível para o aprendizado, pois sentirá prazer em estar participando ao mesmo tempo em que estará se desenvolvendo nas diferentes áreas da educação. Nos dias de hoje as crianças não brincam mais de esconde-esconde, pega-pega, passa-anel, estão jogando videogame, na frente do computador ou da televisão, outras crianças possuem tantos compromissos que não tem tempo para brincar.
A brincadeira é uma ocupação agradável, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do meio onde vive. Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo a consciência que ela tem dela mesma e grande parte de sua estrutura física, sócio-afetiva e intelectual.
É nesta fase que se deve dirigir este conjunto de disposições, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no processo do desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsissociais, assegurando-lhe condições adequadas para desempenhar suas competências.
eu acho que é essa a resposta
Resposta:
O desenvolvimento motor tem como significado o movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizado, do nascimento até a morte, crescente em todos os aspectos: físico, mental e social, “cada momento da vida é uma continuação do momento anterior, embora modificado” (VIEIRA, 2009, p. 23)
A natureza do movimento surge da interação de 3 fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente. São eles que influenciam a produção de movimento.
O indivíduo produz um movimento para obedecer às demandas da tarefa, que está sendo executada em um ambiente específico. A habilidade do indivíduo cumpre as demandas da tarefa por meio da interação com o ambiente, que determina sua capacidade funcional. Entende-se então que o desenvolvimento motor é um conjunto de transformações no comportamento motor, passando pelos processos de adaptação, maturação, crescimento e aprendizagem. A adaptação é resposta de um organismo para determinada variação das condições exógenas. A maturação é o resultado da manifestação de características individuais, através de um processo fisiológico e sob os efeitos do tempo. O crescimento é a modificação quantitativa das estruturas morfológicas e a aprendizagem pode ser definida como “uma mudança interna no individuo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da pratica.”
espero ter ajudo :)