História, perguntado por Marcorocha, 1 ano atrás

Quais são as fases do processo de hominização

Soluções para a tarefa

Respondido por tayaragabriele4
14
1. Australopiteco 

Era um hominideo de pequena estatura (1,20m) com fronte baixa e face longa. Dispunha de arcadas supraciliares proeminentes e queixo saliente. Iniciou uma locomoção bípede e a sua caixa craniana rondava os 450 cm3.
Era nômada que se abrigava em esconderijos e abrigos naturais e alimentava-se sobretudo de raízes, bolbos, grãos, frutos e alguma caça de pequeno porte. Era essencialmente recolector. Servia-se de pedras e paus para se defender e obter alimentos, sem desenvolver tecnologias de fabrico próprias.

Desta espécie há a referir a descoberta das ossadas da nossa "Avó Ancestral", então denominada de Lucy, em 1978, na Etiópia, conforme se verifica na figura. Dadas as suas características, com ossos da bacia muito desenvolvidos, pensou tratar-se de um exemplo do sexo feminino.

2. 
Homo Hábilis  apresentava pequena estatura com uma capacidade craniana de 600/800 cm3. Tinha arcadas supraciliares acentuadas. Sendo nômada, construiu abrigos contra o vento e cabanas ocasionais.
Além de recolector já era caçador e utilizava armadilhas e emboscadas. Vivia em bandos, deslocando-se e caçando animais de pequeno porte, em grupo, e partilhava a caça entre si.




Já fabricava instrumentos - Seixos Quebrados - e utilizava, provavelmente, uma linguagem rudimentar de grunhidos e gestos.
Por fabricar utensílios, manifestava aptidão inteligente que implicava: 
- compreensão relativamente ao fim a que desejava alcançar e os meios que devia utilizar;
- sabedoria porque fazia operações e gestos precisos.


3. Homo Erectus / Homo Ergaster 
 Apresentava robustez e era de estatura elevada e compleição mais robusta. A sua verticalidade era mais acentuada, com uma capacidade craniana de 800/1100 cm3. Era nómada e construia abrigos e cabanas mais complexas que o Homo Hábilis. Já revelava cooperação social e praticava já a caça grossa.


O povoamento da Ásia e da Europa obrigou necessariamente ao desenvolvimento de novas formas tecnológicas de sobrevivência:
- vestuário;
- habitações mais complexas, habitando sobretudo em grutas e cavernas (Troglodita);
- Instrumentos mais aperfeiçoados - os BIFACES;


- Praticava já uma linguagem gestual;


- Uso controlado do fogo, que melhorou o regime alimentar e conservação dos seus alimentos, protecção contra o frio e eventuais predadores. Tais factos permitiram o prolongamento da vida e, portanto, o aumento da população. O fogo contibuiu para o reforço de laços de convívio e de afecto, contribuindo para a comunicação e os laços de família.



4. Homo Sapiens (Neanderthal) 

A sua compleição física é rude e atarracada, para fazer face ao clima glaciar. Revela uma grande capacidade craniana (1400/1600cm3), arcadas supraciliares salientes e fronte baixa e fugidia.



É considerado o primeiro hominideo que se dedicava a Grandes Caçadas, já que pratica a caça grossa, com técnicas e emboscadas muito aperfeiçoadas.
Domina a linguagem e revela uma evolução especializada no sentido da adaptação e sobrevivência, ao longo do ano, em climas rigorosos (cabanas aperfeiçoadas e peles para vestuário). 
Domina a técnica de lascas através do fabrico de lâminas, raspadores e pontas de seta;



Demonstra uma espiritualidade evidente, pois preocupa-se com o Além, uma vez que pratica rituais funerários, isto é, faz a sepultura dos seus mortos em posição flectida, juntamente com os seus objectos pessoais e deposição de flores. Praticava o canibalismo e fazia o culto dos crânios.



5. Homo Sapiens-Sapiens (Cro-Magnon)

. A sua capacidade craniana oscila entre os 1450/1700 cm3 e revela uma estatura elevada, com traços físicos sensivelmente iguais ao homem actual. A sua face é plana e de fronte elevada, de crânio arredondado. Por isso, é a última etapa do processo de Hominização. A sua linguagem é articulada.

O Homo Sapiens-Sapiens (Cro-Mágnon) vivia em grutas, cavernas e cabanas itinerantes. Era recolector e predador de grandes presas (bisontes, mamutes) e praticava a pesca. O grupo organizava-se em Clãs, isto é, grupos unidos por laços de parentesco, cujo chefe era o mais velho e repartiam sexualmente as tarefas entre si.

Desenvolveu técnicas industriais de fabrico muito diversificadas e úteis, de pequeno tamanho (micrólitos). Construiu arpões, lâminas, raspadores, agulhas, buris, lanças, setas, flechas e propulsores. Para esse fim, utilizou diversos materiais: osso, chifres, dentes, madeira, pedra. 
Cobria-se de peles e adornava-se com colares de dentes de marfim, de conchas ou de marfim.
Inventou a Arte Parietal ou Rupestre, sobre as paredes de grutas e cavernas. Desenvolveu a escultura (estatuetas e propulsores) e já conservava os seus alimentos, os quais defumava e secava.

Respondido por vanessafonntoura
20

As fases do processo de hominização são a fase dos australantropos; fase dos  arcantropos; fase dos paleantropos e a fase dos neantropos.

A hominização é o processo pelo qual ocorrem um conjunto de transformação em que elevaram em um ramo de primatas, em uma evolução considerada como lenta, com características que podem ser consideradas como sucessivamente próximas do homem encontrado na atualidade.  

Considerando a classificação podemos afirma que a presença de acordo com a fase diz respeito a:

  • Fase dos australantropos - os australopiteco e o homo habilis.
  • Fase dos arcantropos- os pitecantropo ou homo erectus.
  • Fase dos paleantropos –  homem de Neandertal ou homo sapiens.
  • Fase dos neantropos- homo sapiens, sapiens.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes