Quais são as faltas do vôlei de praia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Dois toques.
2-condução.
3-Um time não pode dar mais de três toques na bola sem que ela retorne á quadra adversária.
4-O jogador não pode tocar a fita superior da rede ou puxá-la propositalmente.
5-O jogador não pode bloquear um saque.
6-O jogador não pode fazer um ataque á quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antens da rede.
Então é isso! Espero ter ajudado!
Resposta:
PONTOS
Uma dupla marca um ponto com:
– Acerto da quadra adversária: conseguem fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária, seja por meio de um ataque, um bloqueio ou um saque (ace) bem sucedido;
– Erro adversário: quando o oponente joga a bola na rede, para fora dos limites da quadra ou comete uma falta.
SAQUE
– Todos os pontos devem ser iniciados com um saque. Um dos componentes da dupla deve se posicionar atrás da linha de sua quadra, a qualquer distância e colocar a bola em jogo. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto;
– Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ele recebe o direito de sacar;
– A cada troca de direito de saque, as duplas devem inverter o sacador. Por exemplo, se jogador A está sacando e o adversário marca um ponto, na próxima vez que sua equipe fizer um ponto, jogador B que deverá sacar;
– No momento do saque, a dupla que estiver na defesa deve estar dentro de sua quadra. Da mesma forma, o companheiro do sacador também deve estar dentro de seu lado da quadra. Caso um dos lados falhe em cumprir essa regra, a equipe adversária recebe automaticamente um ponto.
PENALIDADES
Existem faltas que podem ser aplicadas se o jogador não respeitar algumas regras do vôlei de praia, que garantem automaticamente um ponto e o direito ao saque para o adversário. São elas:
– Dois toques: o mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola;
– Condução: o jogador não pode empurrar ou carregar a bola, apenas dar um toque, soco ou tapa em movimento único;
– Um time não pode dar mais de três toques na bola sem que ela retorne à quadra adversária. Se um jogador da equipe der um quarto toque, ocorre a falta. No vôlei de praia, bloqueios são contabilizados como toque;
– O jogador não pode tocar a fita superior da rede ou puxá-la propositalmente;
– O jogador não pode bloquear um saque;
– O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).
GLOSSÁRIO
– Recepção: é o primeiro toque dado pela equipe que não está sacando. Pode ser feita por qualquer um dos dois jogadores da dupla.
– Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.
– Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.
– Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. É comum ver apenas bloqueios individuais no vôlei de praia, enquanto o outro jogador fica mais afastado, para prevenir bolas por cobertura.
– Explorar o bloqueio: em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio adversário e decidir, ainda assim, fazer o ataque no mesmo, com o intuito de que a bola desvie, vá para fora da quadra e sua equipe pontue.
– Reco: movimento em que o jogador da defesa está próximo da rede e, no momento do ataque adversário, recua na quadra, para tentar realizar uma defesa ao invés de tentar um bloqueio.