Quais são as etapas para a obtenção dos cortes histológicos?
Soluções para a tarefa
Os Cortes histológicos são o principal instrumento para o estudo de características anatômicas e histológicas dos vegetais. Para sua realização é necessário lâmina, pincel e o material vegetal que será utilizado para visualização, além de todo o equipamento de laboratório: Microscópio óptico, placas de petri, lâminas e lamínulas, hipoclorito e corante (fuxina, lugol, entre outros)
O procedimento tem omo objetivo realizar cortes de estruturas escolhidas o mais fino, transparente possível para permitir a observação de todos os tecidos que o formam.
Os principais cortes são:
Transversal => Corte horizontal e total. Profundo o suficiente para permitir a observação dos tecidos internos.
Transversal de caule
Longitudinal=> Corte vertical e total realizado ao meio da estrutura em direção vertical. Permite a visualização de tecidos internos.
Longitudinal de caule
Paradérmico => Corte horizontal e superficial, permitindo por isso a observação de tecidos mais externos.
Paradérmico de folha
O procedimento para a realização de tais cortes é feito em seis etapas:
Inicialmente realiza-se o corte => É aconselhado se fazer réplicas e escolher os mais transparentesDepositar o corte em placa de petri com água => Isso perite que o corte não desidrateDepositar o corte em hipoclorito por 2 min.= > Assim a limpeza do corte é feita. Após deve-se retirar o excesso em água. Corar o corte por 2 min. => Essa etapa é realizada com corante específico, seja fuxina (para corar lignina) seja lugol (para corar amido). Após deve-se depositar o corte na água para tirar o excesso de corante.Depositar o corte na lâmina;Cobrir o corte com a lamínula => em posição de 45ºApós este procedimento o corte está pronto para ser observado no microscópio óptico.