Quais são as etapas necessárias para que o sangue de um doador chegue ate o paciente que precisa de transfusão?
Soluções para a tarefa
1ª Etapa: constitui-se na recepção do doador e apresentação do documento de identidade com foto, neste momento também são realizados os cadastros e/ou atualizações cadastrais.
2ª Etapa: também definida como pré-triagem é o momento em que são aferidos alguns sinais e medidas do doador como: peso, altura, verificação de pressão arterial, pulso e temperatura. Neste momento, também é realizado o teste para verificar se o doador tem anemia.
3ª Etapa: A terceira etapa é a entrevista clínica que pode ser realizada por profissional de grau superior médico ou enfermeiro; é neste momento que o doador deve falar sobre todos os quesitos de saúde e doença, bem como situações de risco que pode ter sido exposto. A entrevista é sigilosa e o potencial doador deve ter em mente que tudo neste momento é importante e serve como informação para continuar o processo de doação ou não.
4ª Etapa: Coleta de sangue; neste momento serão coletados 450 ml e cerca de 50 ml do doador, além disso, as amostras para sorologias específicas, que geralmente são compostas por três tubos de coletas.
5ª Etapa: Lanche para o doador após a coleta do sangue é oferecido ao doador um lanche acompanhado por líquido com o objetivo de aumentar o volume de líquido no organismo e repor o volume retirado durante a doação.
6ª Etapa: após ser coletado do doador, o sangue é encaminhado ao processamento e é separado nas próximas seis a oito horas seguintes. Neste momento, o sangue total é separado em hemocomponentes, geralmente por centrifugação, sendo que o receptor irá receber o hemocomponente necessário conforme a indicação de transfusão. O estoque de hemocomponentes somente ocorrerá após a confirmação e validação dos testes sorológicos e imuno-hematológicos e o armazenamento deve ocorrer conforme os padrões estabelecidos por lei, assim como os prazos de validade devem ser seguidos. O processamento do sangue ocorre simultaneamente aos testes sorológicos, imuno-hematológicos e classificação dos tipos de sangue.