Quais são as etapas contábeis que se deve seguir para a realização dos lançamentos, respectivamente. A. Identificar as contas envolvidas; mensurar o aumento ou redução da Receita ou da Despesas; mensurar o aumento ou redução do Ativo ou Passivo; lançar o mesmo valor a débito e a crédito. B. Identificar as contas envolvidas; mensurar o aumento ou redução do ativo ou passivo; mensurar o aumento ou redução da receita ou da despesa; lançar o mesmo valor a débito e a crédito. C. Identificar as contas envolvidas; lançar o mesmo valor a débito e a crédito; mensurar o aumento ou redução do Ativo ou Passivo; mensurar o aumento ou redução da Receita ou da Despesas. D. Identificar as contas envolvidas; lançar o aumento ou redução da Receita ou da Despesas; mensurar o aumento ou redução do Ativo ou Passivo; lançar o mesmo valor a débito e a crédito.
Soluções para a tarefa
B. Identificar as contas envolvidas; mensurar o aumento ou redução do ativo ou passivo; mensurar o aumento ou redução da receita ou da despesa; lançar o mesmo valor a débito e a crédito.
Dado um fato contábil, devemos seguir alguns passos para efetuar seu devido lançamento.
Exemplo: Compra de um veículo à vista em dinheiro no valor total de $1.000,00 .
1) Identificar as contas envolvidas no fato:
Caixa (valor em dinheiro)
Veículo (bem)
2) Identificar a natureza das contas, ou seja, a que grupos pertencem: Ativo (A); Passivo (P); Patrimônio Líquido (PL); Receitas (R); ou Despesas (D).
Caixa – conta do Ativo (A)
Veículo – conta do Ativo (A)
3) Identificar o que o fato provoca sobre o saldo das contas, ou seja, se o saldo aumentará ou diminuirá; no caso:
Caixa (A) o saldo diminuirá (-);
Veículos (A) o saldo aumentará (+);
4) Efetuar o lançamento contábil segundo o método das partidas dobradas, com a utilização do quadro-resumo do mecanismo do débito e crédito:
DÉBITO = Aplicação de recurso;
CRÉDITO = origem do recurso.