quais são as estimativas de homens e mulheres trazidos do continente africano para o brasil e que aqui se tornaram escravos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com africanos escravizados. Legenda da foto, 4,8 milhões de africanos foram transportados para o Brasil e vendidos como escravos, ao longo de mais de três séculos. Outros 670 mil morreram no caminho.
Explicação:
Segundo dados oficiais fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período entre o século XVI e o século XIX, foram trazidos ao Brasil cerca de quatro milhões de indivíduos para serem escravizados; nesse número conta-se homens, mulheres e crianças.
Os escravizados eram em sua maioria negros trazidos de diferentes países africanos para serem vendidos como mercadorias aos senhores de engenho.
Alguns do negros escravizados eram destinados à subserviência dentro das residências dos grandes aristocratas. Para isso, escolhia-se aqueles indivíduos considerados de maior cultura e alfabetizados em português, escravizados estes chamados de ladino.
Exigia-se que os escravizados empregados dentro das residências possuíssem melhor comunicação com os portugueses porque estes estariam em contato frequente com suas famílias e suas visitas e precisavam possuir "bons modos" aos olhos dos brancos.
A resistência dos negros escravizados no Brasil se mostrou nas fugas que deram origens a quilombos, onde era preservada a cultura desses povos. Além disso, muitos movimentos revoltosos na história brasileira foram motivados por revolta contra práticas racistas.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/35155207