Quais são as duas principais teorias sobre o fim do universo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Júpiter, Saturno
Explicação:
Pois em hj dia falam que serão os últimos planetas
Resposta:
1. Big Rip: o Universo se expande até que “rasga”
Se você fosse um ser que vivesse por MUITO tempo, valeria ficar atento para o desastre que pode acontecer daqui a 22,8 bilhões de anos. Segundo uma teoria chamada Big Rip, nessa data o universo terá se expandido tanto que até átomos que formam planetas e galáxias começarão a se desintegrar, gerando o maior apocalipse de todos.
A hipótese foi criada em 2003 e diz que o enorme desastre está ligado à expansão do cosmo, algo que por muito tempo cientistas pensaram que iria parar de acontecer. Mas esse não é caso. Em 2019, um estudo até mostrou que a velocidade da expansão continua aumentando e é pelo menos 9% maior do que se pensava.
Mas, como acontece esse aumento do Universo? Cientistas acreditam que a culpada é a energia escura, que observações indicam existir em todo o cosmo, podendo representar até 95% da massa total do Universo. A energia escura acelera a velocidade de crescimento de modo ainda desconhecido, até que alcança um ponto limite e causa o Big Rip.
2. Big Crunch: um Big Bang reverso que "esmaga" tudo em um só ponto
E se outros universos existiram e morreram antes da formação do nosso? Essa ideia pode parecer vinda de um filme de ficção científica, mas faz parte da teoria do Big Crunch. Segundo a hipótese, daqui a alguns trilhões de anos acontecerá um Big Bang reverso, e a explosão que é conhecida por ter formado o nosso Universo também poderia aniquilá-lo.
Isso até que um novo cosmo surgisse e depois também acabasse explodindo - e o ciclo assim continua. Mas algo do tipo só aconteceria se o Universo, em vez de se expandir, estivesse fazendo o movimento oposto, contraindo-se.
Como sabemos que o Universo está aumentando depressa, o Big Crunch hoje está em desuso pela maioria dos cientistas. “Só alguns poucos físicos acham que as medidas que foram feitas para determinar a expansão do Universo foram realizadas de forma errada”, comenta Disconzi.
Ele explica, no entanto, que se o Big Crunch realmente acontecesse seria porque a atração gravitacional frearia a atração que faz com que os astros se distanciem uns dos outros. O Universo, então, mergulharia em um estado denso como se ele fosse engolido por um buraco negro. Ocorreria um colapso cósmico até que não sobrasse nada.
Desculpe muito grande :D