Geografia, perguntado por naianejesus393, 6 meses atrás

Quais são as duas órbitas usadas pelos satélites (GPS)?

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurasaph4
0

Resposta:O GPS (Global Positioning System) é o nome do sistema utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica, originalmente denominado NAVSTAR (Navigation System with Timing and Tanging). O projeto GPS emergiu de outros sistemas similares de navegação por rádio que surgiram desde os anos 40. Atualmente outros sistemas de GNSS (Global Navigation Satellite Systems) também estão em operação, como é o caso do GLONASS (sistema Russo) ou em desenvolvimento, como o sistema Europeu GALILEO e o sistema Chinês COMPASS.  

Desenvolvido e mantido em órbita pelo Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos, o programa foi inicialmente idealizado para uso militar e aberto para uso civil a partir da década de 80. Desde então sua aplicação foi disseminada aos mais diversos campos científicos, comerciais, de telecomunicação e outros.

O sistema GPS é dividido em três segmentos:  

a) SEGMENTO ESPACIAL: constituído por uma rede de no mínimo 24 satélites que realizam duas órbitas circulares diárias ao redor da Terra, a aproximadamente 20.200 km de altitude. Encontram-se posicionados em seis planos orbitais diferentes para que pelo menos quatro satélites estejam visíveis acima da linha do Equador, em qualquer lugar e hora;

b) SEGMENTO DE CONTROLE: formado pelos centros de controle em terra que têm a função de monitorar a órbita e sincronia dos satélites e manter seus almanaques acurados. Qualquer instabilidade detectada é corrigida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos baseada em sistemas de processamento automáticos;

c) SEGMENTO USUÁRIO: compreende a antena que capta os sinais enviados pelos satélites e o receptor que decodifica os sinais em diferentes canais, além de identificar os respectivos satélites que os enviaram e informar ao usuário seu posicionamento, velocidade e direção de deslocamento.

Como Funciona

Cada satélite do sistema emite sinais de rádio de forma muito precisa, simultânea e ininterrupta. O sinais de rádio utilizados para posicionamento global são enviados em duas frequências que operam na Banda L. Esse sinal transmitido em fase contém: a) códigos de precisão (código P) que só podem ser decodificados pelos receptores de uso militar e possuem maior acurácia; b) códigos gerais de posicionamento (código C/A) que são captados pelos receptores disponíveis no mercado para uso civil; c) informações da órbita do satélite ou seja, efemérides, que são transmitidas de forma ininterrupta; d) almanaque, ou seja, informações a respeito da órbita de cada satélite da constelação e; e) um modelo de correção ionosférica. Além dos sinais mencionados, o sistema também emite sinais utilizados para telemetria, para fins militares e um detector nuclear.

Explicação:

Respondido por lucas83050
0

Resposta:

manda foto meu broder

Explicação:

manda ai

Perguntas interessantes