Quais são as duas áreas que envolvem o etnocentrismo? Explique cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Etnocentrismo é uma palavra comumente usada em círculos onde a etnia, relações inter-étnicas, e as questões sociais semelhantes são motivo de preocupação
A definição usual do termo é “pensar maneiras do próprio grupo serem superiores aos outros” ou “julgar outros grupos como inferior ao próprio”.
“Étnico” refere-se ao patrimônio cultural, e “centrismo” refere-se ao ponto central de partida … então “etnocentrismo” refere-se, basicamente, a julgar outros grupos do nosso próprio ponto de vista cultural.
O etnocentrismo pode ser definida como: fazer falsas suposições sobre as formas dos outros com base em nossa própria experiência limitada.
A palavra chave é suposições, porque não estamos mesmo cientes de que nós estamos sendo etnocêntrico … nós não compreendemos o que não entendemos.
Etnocentrismo julga uma outra cultura unicamente pelos valores e padrões de sua própria cultura.
Indivíduos etnocêntricos julgam outros grupos em relação ao seu próprio grupo étnico ou da cultura, especialmente com preocupação para a linguagem, comportamento, costumes e religião. Estas distinções étnicas e subdivisões servem para definir a identidade cultural única de cada etnia.
Etnocentrismo pode ser evidente ou sutil, e enquanto ela é considerada uma propensão natural da psicologia humana, tem desenvolvido uma conotação geralmente negativa.
Significado

Etnocentrismo
Etnocentrismo é a visão de que um determinado grupo étnico é de alguma forma superior a todos os outros.
A palavra etnocentrismo deriva das etnias palavra grega, que significa “nação” ou “povo” e do centro palavra em Inglês.
Uma expressão comum para o etnocentrismo é “visão de túnel”. Neste contexto, o etnocentrismo é a visão de que o sistema de crenças e valores de um determinado grupo étnico é moralmente superior a todos os outros.
O relativismo cultural é a visão de que as crenças individuais e sistemas de valores são culturalmente relativo. Ou seja, nenhum grupo étnico tem o direito de dizer que o seu sistema particular de crenças e valores, sua visão de mundo, é de alguma forma superior ao sistema de qualquer outra pessoa de crenças e valores. O que é certo para uma cultura pode ser errado para outro e que está tudo bem. Não há um padrão absoluto de certo e errado pelo qual comparar e contrastar os valores culturais moralmente contraditórios.
Conceito
Intimamente relacionado com o conceito de relatividade cultural é o conceito de etnocentrismo.
O etno mundo vem do grego e se refere a um povo, nação ou grupo cultural, enquanto centrada vem do latim e refere-se, é claro para o centro.
O termo etnocentrismo, em seguida, refere-se à tendência de cada sociedade para colocar os seus próprios padrões de cultura no centro das coisas.
Etnocentrismo é a prática de comparar outras práticas culturais com os da própria e automaticamente encontrar essas outras práticas culturais a ser inferior.
Etnocentrismo é uma reação humana universal encontrada em todas as sociedades conhecidas, em todos os grupos e em praticamente todos os indivíduos.
Visão do Mundo

Etnocentrismo
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o “nosso grupo” é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos próprios valores e nossas definições do que é existência.
No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
O etnocentrismo é a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e as razões pelos quais tantas e tão profundas distorções se perpetuam nas emoções, pensamentos, imagens e representações que fazemos da vida daqueles que são diferentes de nós.
É uma visão de uma cultura que discrimina a outra.
Exemplos de etnocentrismo