Quais são as doenças causadas pela falta ou excesso de células do sangue
Soluções para a tarefa
A anemia aplásica é uma doença da medula óssea que ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente. A anemia aplásica pode ser moderada, grave ou muito grave. As pessoas que sofrem de anemia aplásica grave ou muito grave correm o risco de vir a sofrer de infeções ou hemorragias potencialmente fatais.
As síndromes mielodisplásicas são um conjunto de perturbações que impede o correto funcionamento da medula óssea e impede que as células da medula óssea criem células sanguíneas saudáveis em número suficiente. As pessoas que sofrem de MDS podem manifestar uma carência da quantidade adequada de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas (as pequenas células que ajudam o sangue a coagular).
A hemoglobinúria paroxística noturna (PNH) é uma doença do sangue rara e grave que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos. Os médicos designam esta destruição por "hemólise". Ocorre porque as suas células sanguíneas estão com falta de uma proteína que as protege do sistema imunitário do seu organismo.