Biologia, perguntado por erissontavaresp7rmpt, 1 ano atrás

Quais são as doenças abordadas no filme "sonhos tropicais" ?

Soluções para a tarefa

Respondido por raissasantos77
1
Relatório do filme Sonhos Tropicais.

O filme retrata a realidade da cidade do Rio de Janeiro no início do séc. XX, principalmente no que diz respeito à saúde pública. Várias doenças assolavam a população carioca, entre elas a varíola, a peste bubônica e a febre amarela.

Nesse período o médico Oswaldo Cruz volta ao Brasil após anos de estudos na França, logo procura pessoas da elite política para apresentar as suas ideias, principalmente a criação do soro para combater a peste bubônica. O Brasil passava por uma crise no café que à época era a principal riqueza da Nação, e devido às epidemias os navios europeus evitavam atracar nos portos do Rio e de São Paulo, a cidade ficou conhecida como cidade fedorenta. Assim era urgente a necessidade de uma ação para combater as epidemias.

Devido à falta de informações e estudos locais, o médico encontra muita resistência, até que o presidente Rodrigues Alves nomeia o engenheiro Pereira Passos para assumir a prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de reestruturar a cidade, e nomeia o médico Oswaldo Cruz para assumir a Diretoria da Saúde Pública, e assim Oswaldo Cruz consegue convencer o governador do Rio a iniciar um trabalho de saneamento básico assim como uma campanha de conscientização da população em relação à higiene. Foi criado o Instituto soroterápico Federal, hoje fundação Oswaldo Cruz.

A falta de saneamento básico, o amontoado de pessoas nas favelas, a multiplicação dos bordéis levavam a proliferação dessas epidemias.

A febre amarela matou muitas pessoas nesse período. O vírus responsável aloja-se em seu vetor/ hospedeiro intermediário urbano, o Aedes aegypti, os sintomas são, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarreia, aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada. Para combater a doença foi necessário enviar brigadas mata-mosquito às residências para expurgar as casas queimando enxofre, limpar calhas, bueiros, remover doentes aos hospitais. Oswaldo se baseou na campanha desenvolvida pelos americanos em Havana.

A Peste Bubônica, é causada pela bactéria Pasteurella pestis (também chamada de Yersinia pestis) é transmitida ao homem por uma pulga comum em roedores. Os sintomas são febre alta, dor intensa e cansaço. Essa doença infestou a cidade de Santos, em São Paulo e governo do Rio de Janeiro temia que chegasse à população carioca. Para que houvesse êxito no combate era necessário eliminar os vetores da doença, os ratos. Para isso o governo iniciou uma campanha de compras de ratos, cada pessoa que encontrasse ratos em sua casa, rua, etc., receberia uma quantia em dinheiro para levá-lo aos postos de recolhimento, inicialmente a campanha foi um sucesso, e por isso alguns oportunistas começaram a fazer criadouros de ratos para vendê-los e receber mais dinheiro do governo. Assim a medida foi suspensa, mas o combate ao vetor continuou, e os resultados esperados surgiram. Quanto mais ratos mortos, menor o número de mortes pela peste.

Nesse mesmo período uma epidemia de varíola assolou a cidade, a doença é causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, os sintomas são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas, erupções vermelhas na pele. Embora já houvesse uma lei prevendo imunização da população por meio de vacina, essa lei nunca foi colocada em prática. Assim o governo enviou ao congresso um projeto feito por Oswaldo Cruz, onde instaurava a obrigatoriedade da vacina anti-varíola. A lei previa vacinação antes do seis meses de idade e ainda que ninguém pudesse casar, matricular-se na escola, viajar, sem que recebesse a vacina.

Os grupos políticos opositores do governo viram nessa ação uma oportunidade para criar uma revolta que levasse abaixo o governo de Rodrigues Alves, assim foi criada a Liga contra a vacinação obrigatória e no dia 13 de novembro de 1094 estoura a Revolta da Vacina. O governo coseguiu conter a revolta poucos dias depois, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

Respondido por kaahduarte15
0

a peste,febre amarela e a varíola.

Perguntas interessantes