Biologia, perguntado por RenataAlencar, 1 ano atrás

quais são as diferenças nos processos da E! e da R!

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
1
A mitose, uma divisão celular equacional (E!) produz 2 células-filhas semelhantes ("cópias") a partir de uma célula-mãe inicial. A semelhança também se dá no genoma, pois o número de cromossomos do núcleo se mantém sempre constante a cada mitose (2N→2N ou N→N). Nos seres multicelulares, a mitose acontece em células somáticas e germinativas com o objetivo de aumentar o número de células (fins de crescimento corporal, reparação de lesões nos tecidos, etc.). Nos unicelulares, é a forma de reprodução assexuada. Para finalidade de estudo, a mitose é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A meiose, uma divisão celular reducional (R!) produz 4 células-filhas totalmente diferentes da célula-mãe original. O genoma também é reduzido à metade (2N → N). Essa divisão é exclusiva de células germinativas e pode originar: gametas, esporos e, em algumas espécies, o zigoto. Para fins de estudo, a meiose é dividida em 2 etapas (sendo a 1ª. reducional e, a 2ª., equacional) e cada etapa tem as mesmas 4 fases da mitose, totalizando 8 fases no total da divisão. A prófase I da meiose é a fase mais "longa"(tem 5 sub-fases) e se caracteriza pelo fenômeno do crossing-over (permutação entre genes de cromossomos homólogos) que permite a variabilidade genética (recombinação entre genes).
Os "tempos" da mitose e da meiose também são diferentes: enquanto as mitoses geralmente acontecem de forma rápida, as 2 etapas da meiose podem acontecer até com anos de diferença.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes