Filosofia, perguntado por 5sosfamdlfamp7ayy0, 1 ano atrás

quais são as diferenças fundamentais entre o pensamento de epicuro e pirronismo
- 20 linhas por favor preciso urgenteeee ​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

Epicuro, fundador da escola que tomou o seu nome, subordina a teoria à pratica, a ciência à moral, para garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia.

Em Epicuro, a definição de felicidade é a combinação  de aponia com ataraxia, ou seja, a soma de ausência de dor no corpo com a ausência de  perturbação na alma. Na verdade, para Epicuro o segredo se esconde em como chegar à  felicidade e não saber o que ela é.

A moral epicurista é uma moral hedonista. O fim supremo da vida é o prazer sensível e o critério único de moralidade é o sentimento.Todo o nosso conhecimento deriva da sensação. A percepção sensível é imediata, intuitiva e evidente.

O ceticismo clássico começa com Pirro de Elis, daí o nome pirronismo. O pirronismo critica o conhecimento sensível, bem como o intelectual, e também a opinião. A tranqüilidade de espírito se encontra na recusa de qualquer doutrina, pois a razão não pode penetrar na essência das coisas, estando então, a dúvida diante de todas as questões.

O ceticismo apresenta-se com os fins práticos de uma filosofia da renúncia, da indiferença, do sossego, através da mais absoluta indiferença, prática e teorética, procura-se realizar finalmente tão almejada paz.

A felicidade não é mais uma coisa positiva, nem está no saber e não se pode alcançar mediante o saber, mas pode ser alcançada unicamente negando o saber.

Bons estudos!

Perguntas interessantes