Quais são as diferenças entre Judô e jiu-jitsu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
jiu-jitsu é defesa e judo é o ataque e a defesa
No entanto, tem muitos professores que são faixas pretas no Judô e no Jiu-Jitsu justamente porque, apesar das diferenças técnicas, ambas podem se complementar em diversas situações, até mesmo durante competições.
Sendo assim, nada mais justo que os praticantes de ambas as artes marciais conheçam um pouco mais sobre a história de cada uma e como elas se tornaram as grandes potências que são hoje.
Este é o caso do sensei Jomar Carneiro, faixa preta de Jiu-Jitsu terceiro Dan e faixa preta de Judô sétimo Dan. Mestre de Judô da Team Nogueira, o nosso professor entende que o Judô usa a luta como meio, já o Jiu-Jitsu usa a luta como fim. Ou seja, enquanto no Judô encontram-se diferentes meios para se conseguir o Ippon, no Jiu-Jitsu a busca é por finalização.
Conhecida como caminho suave, o Judô veio de diferentes estilos do JU Jitsu japonês, isso mesmo, sem o ‘i’. Ju, palavra japonesa que significa ‘suavidade’ e Jitsu ‘técnica’. Teria iniciado com Gigoro Kano que foi o criador do Judô e do Ju Jitisu japonês. O Jiu-Jitsu brasileiro teria nascido com o discípulo de Kano, Conde Koma, que foi o mestre do Carlos Gracie que trouxe a arte suave ou Jiu-Jitsu para o Brasil.
No entanto, é difícil afirmar 100% a criação da arte suave e do caminho suave por Kano, já que há correntes que afirmam que o JU Jitsu teria nascido na Índia, oriundo nos mosteiros hindus.
Para o sensei Jomar Carneiro, as principais diferenças entre o Judô e o Jiu-Jitsu brasileiro são as regras: ambos têm técnicas de projeção, imobilizações, estrangulamentos e chaves de luxação. Em relação as punições ambas também possuem em suas regras. A grande diferença é a ênfase de como as regras são aplicadas. No Judô a busca é pelo Ippon que pode ser alcançado através de: uma projeção perfeita, uma imobilização de 20 segundos, uma chave de luxação, um estrangulamento ou 3 punições acumuladas. No Jiu-Jitsu brasileiro, a busca é pela finalização, pela submissão do adversário, mas ambas as lutas podem ser vencidas por pontuações, não se precisa vencer por Ippon no Judô, ou finalizar no Jiu-jitsu para se vencer um combate, pois existem pontuações em ambas.
“Sendo assim, vale a pena assistir um combate de Judô e de Jiu-Jitsu para que possa ser percebida a predominância da luta em pé do Judô e a predominância no solo do Jiu-Jitsu. Hoje em dia, as duas lutas se aproximaram muito, eu como faixa preta nas duas modalidades, aconselho a todos os judocas praticarem o Jiu-Jitsu e vice-versa, o atleta que sabe lutar tanto em pé como no solo está melhor preparado tanto para treinar quanto competir!”, ressalta o mestre Jomar Carneiro.
As Faixas no Judô:
- Zero Kyu (mukyu) – Faixa Branca
- 7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) – Faixa Cinza – Somente para crianças
- 6º Kyu (rokkyu) – Faixa Azul
- 5º Kyu (gokyu) – Faixa Amarela
- 4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja
- 3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde
- 2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa
- 1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom
- 1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta
- 2º dan (nidan) – Faixa Preta
- 3º dan (sandan) – Faixa Preta
- 4º dan (yodan) – Faixa Preta
- 5º dan (godan) – Faixa Preta
- 6º dan (rokudan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
- 7º dan (nanadan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
- 8º dan (hachidan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
- 9º dan (kyudan) – Faixa Vermelha
- 10º dan (judan) – Faixa Vermelha
As Faixas no Jiu-Jitsu:
- Branca
- Cinza – somente para crianças
- Amarela – somente para crianças
- Laranja – somente para crianças
- Verde – somente para crianças
- Azul
- Roxa
- Marrom
- Preta
- Coral
- Vermelha
Espero ter ajudado! :)