Quais são as diferenças entre a Mesopotâmia e a Grécia? Alguém pode me ajudar.? Quem me ajudar vai ganhar 30 pontos e também vai ganhar uma namorada ( eu sou gatona )
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Egito e a Mesopotâmia fixaram seu lugar de relevância nos livros de História, pois os dois lugares são tidos como contemporâneos pioneiros das sociedades complexas, os primeiros grupos a se unirem para além do modelo tribal, formando um Estado, níveis de sociabilidade, hierarquias, escrita, sistemas de distribuição de água e outras inovações sociais relevantes.
Porém, mesmo ambos sendo resultado dos processos do fim do neolítico no Crescente Fértil, cada sociedade se formou a partir de suas experiências singulares e histórias específicas. Agora eu vou te falar 6 diferenças entre a mesopotâmia e a grécia
1-O Ciclo das Águas
2-Relação do monarca com os deuses
3-Unidade territorial
4- Tipos de escrita
5-Imagem dos deuses
6-Relação com a morte
Explicação:
1- No Egito, as águas do Nilo se movimentavam em compatibilidade com o ciclo dos grãos. A cheia do rio ocorria pouco tempo depois da época da colheita, inundando a margem e fertilizando o solo com a matéria orgânica do fundo. O retorno das águas ocorria pouco tempo antes da necessidade de plantio das sementes, de acordo com as melhores condições climáticas.
2- É sabido que na relação dos egípcios com seus deuses, o faraó assume a posição de deus e governante em terra. Ao contrário, na mesopotâmia, por mais que o poder fosse deificado, o rei não era um deus.
3-na Mesopotâmia, em geral, o quadro é reverso. Na maior parte do tempo, o território da mesopotâmia é composto por uma variedade de reinos e comunidades, que disputam entre si o território num sistema que lembra mais uma malha retalhada de línguas e coroas, que um império unificado como era o Egito.
4-No Egito, temos os famosos hieróglifos, sistema baseado em pequenos ícones associáveis a figuras da realidade e que formam seu sentido a partir da relação entre enunciação dos termos e o nome do ser que aparece como imagem. Enquanto isso, o cuneiforme mesopotâmio é composto de figuras menos delimitadas, passando por um processo de abstração das figuras e baseando a marcação da escrita em três formas de cunha (a vertical, a horizontal e a aberta).
5-No mundo mesopotâmico, a hibridez é tida como elemento, em muitas vezes, negativo. Muitos demônios e seres inimigos de deuses são colocados nas histórias como seres híbridos entre dois animais ou entre animal e homem. Quanto mais afastado da figura elementar humana, mais próxima às forças do caos (pois é sempre presente na religião desses impérios a relação entre Ordem e Caos) as forças particulares desse ser são quando transparecidas pela imagem.
6-Na Mesopotâmia. Ao invés de um culto à vida eterna, é colocado que a vida em terra é o tempo de produção e prazer que se tem, e depois disso, não há mais graça ou energia. Uma dos mais famosos textos do período, A Epopeia de Gilgamesh, traz uma descrição do espírito de Enki-du, ao voltar do Eresh (o mundo dos mortos), descreve a vida pós morte: as coisas não têm sabor, a vida não tem energia, as coisas não acontecem e só há monotonia e inação.
espero ter ajudado
Resposta:
Na Mesopotâmia, os povos eram sedentários, ou seja viviam no mesmo lugar.
Também podemos citar várias outras diferenças:
Foram eles usavam o tipo de hidratação de plantio bem diferente do nosso, eles usavam as águas do mar que quando estava em estiagem, encharcava as plantas irrigando assim o plantio deles...
Tirando o fato que eles moravam entre dois rios, o Tigre e o Eufrates, facilitando assim a irrigação das plantas...
-----------------------------------------------------------------------
Na Grécia, os povos também eram sedentários...
Foram eles quem criaram os Jogos Olímpicos ( Olimpíadas, como queira chamar)...
Eles também foram um dos primeiros a usar a Escrita que na época era a "Cuneiforme";...
Explicação:
Bom, é isso espero ter te ajudado