quais são as diferenças entre a colonização de povoamento e a colonização de exploracao?
Soluções para a tarefa
A colônia de povoamento Tem como principal caracterização o fato de que os colonos que chegam são em sua grande maioria, pessoas e famílias dispostas a viver e a se estabelecer no local, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento da região em todos os sentidos. A exploração que ocorre, é quase sempre mínima e visa apenas suprir as pessoas que vivem no local, estando mais direcionada à pesca, à extração de madeira para construção de moradias, de barcos e para aquecimento, entre outras coisas.
Já a Colônia de exploração é caracterizado pelo extrativismo e pela chegada de colonos que não têm a intenção de ficar no local por muito tempo. Normalmente, a colônia de exploração tem apenas um ou dois recursos naturais que interessam à metrópole, e por este motivo, suas terras não são desenvolvidas e sequer recebem atenção para receber colonos em grandes quantidades, apenas recebendo homens sozinhos, que chegam para pegar o que interessa e para partir.
Colonização de povoamento: Refere-se a uma modalidade de formação colonial concentrada na ocupação da terra ou do território. Historicamente, é promovida por um Estado nacional, que envia seus naturais (homens, mulheres e crianças) a um determinado território situado no exterior a fim de lá estabelecer uma presença perene e autônoma e construir uma sociedade economicamente viável, geralmente baseada na agricultura e no comércio. Esse tipo de colonização opõe-se à forma feitoria, bem como à forma colonização de exploração.
Colonização de exploração: Atribuiu-se como colonização de exploração o método onde teria prevalecido os interesses mercantis, de modo que a terra seria utilizada somente para dar lucros à metrópole. Esse tipo de colonização teria ocorrido principalmente nas colônias espanholas e portuguesas do continente americano, onde teriam fundamentado sua economia na extração de metais ou na produção de gêneros agrários, para suprimir a falta de matérias-primas nos mercados europeus.