Música, perguntado por dmassingschwanpdj6v6, 11 meses atrás

Quais são as diferenças entre a bateria classica e a bateria eletrônica?

Soluções para a tarefa

Respondido por anonymous777
1
A primeira coisa que você precisa se perguntar é: Para quê vou usar a bateria? Para estudo ou para apresentações? Possuo local apropriado com acústica ou colocarei ela no meu quarto?

São perguntas que vão definir seu perfil e te dar uma real funcionalidade para a escolha da melhor bateria.

A bateria eletrônica evoluiu muito nos últimos 5 anos, a sensibilidade das peças, sonoridade, peso entre muitos outros fatores, fazem da bateria eletrônica uma ótima opção para aqueles que desejam ter em casa uma forma de estudar e tocar bateria sem perturbar os vizinhos. Ao contrário da bateria acústica que possui mais sonoridade e qualidade para aqueles que utilizam do instrumento para trabalho em palco.

 

Mobilidade

Com o material leve e dobrável a bateria eletrônica possui uma mobilidade de transporte superior a acústica, seu transporte pode ser facilmente levado dentro de um carro. A bateria acústica possui um peso considerável devido as ferragens, peças de madera e principalmente com o transporte dos pratos e periféricos. Então, se você precisa de mobilidade, não há dúvida que a eletrônica é a opção mais indicada.

 

Sonoridade

Mesmo com a evolução dos sensores e materiais a eletrônica ainda não consegue imitar a perfeição da sonoridade da acústica. Isso porque muitas coisas influenciam na sonoridade como: Madeira, diâmetro, acústica, ferragem, pele entre muitos outros. Por isso a utilização da bateria acústica é a mais indicada caso você toque em uma banda e precisa de um instrumento para show.

 

Gravação

 

Há pessoas que preferem gravar com acústica e outras com eletrônica. Isso depende um pouco da personalidade do músico e estilo que será gravado. O que precisa estar claro é a eficiência que as duas podem dar em um setup de gravação. A acústica leva mais tempo para a microfonação e precisa de um ambiente controlado e com acústica apropriada, isso só será possível se estiver dentro de um grande estúdio. A bateria eletrônica se torna uma grande ferramenta para pequenos home studios devido a facilidade de manipular a sonoridade do som gravado em MID pela bateria. Portanto, se você possui um grande estúdio, tratado adequadamente e sabe microfonar a bateria, com certeza a acústica é sua melhor opção. Mas, se você é músico e grava em home studio ou em casa a eletrônica será a mais funcional para seu trabalho, além de economizar várias horas de edição.

 

Ensino e Didática

A bateria eletrônica vem se tornando uma ótima escolha para instituições de ensino e professores independentes devido sua praticidade. A memória de ritmos e estilo contido no software proporciona ao professor mais diversidade nas técnicas aplicadas, sem contar que tudo isso pode ser transmitido pelo fone de ouvido direto ao aluno, podendo assim dar aula em uma sala com várias baterias e alunos ao mesmo tempo. Se tivesse que aplicar uma aula com a bateria acústica com certeza a sala teria que ser tratada e ainda sim o som atrapalharia os cursos nas salas ao lado. Então, se você precisa dar aula e quer aumentar o número de alunos em horários conjuntos, a bateria eletrônica é a mais indicada.

Espero que estas dicas tenham sido válidas para sua escolha de bateria. O importante é ter a bateria que dê mais praticidade e qualidade ao seu trabalho.

Perguntas interessantes