Quais são as diferenças e semelhanças entre as economias da Europa e Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O governo brasileiro lançou um pacote para intensificar a produção industrial brasileira, com vistas a manutenção do emprego e a geração de renda. Mesmo antes deste pacote a produção industrial brasileira já começou a danar sinais de recuperação. Registrando em fevereiro/2012, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aumento de 1,3% em relação a janeiro/2012.
Já na Europa em dois dos principais países a situação é oposta. A produção industrial da Alemanha caiu 1,3% em fevereiro, em termos ajustados sazonalmente, após alta de 1,2% em janeiro, que foi revisada em baixa a partir da leitura anterior de um avanço de 1,6%, segundo dados do Ministério de Economia. O declínio foi bem maior que a queda de 0,5% esperada pelos economistas.
No Reino Unido a queda foi mais acentuada ao comparar os dois últimos anos relacionados ao mês de fevereiro, de acordo com dados oficiais, mostram o frágil estado da economia do país no primeiro trimestre.
Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, a produção industrial caiu 1,0% em fevereiro, em comparação com o mês anterior, e recuou 1,4% em bases anuais – o maior declínio anual desde dezembro de 2009.
No Brasil além do incentivo a indústria, o otimismo do consumidor está se elevando, a geração de emprego está em ascensão e a renda aumentando, com inflação completamente sob controle. Reflexo das políticas fiscais e monetárias concatenadas. Enquanto na Europa o tsunami monetário não está resolvendo a situação de crise, ao contrário agudizando. No caso europeu, enquanto não houver ampliação dos gastos do governo para aqueles produzem riqueza real a tendência é que o inverno europeu perdure por longos anos