Quais são as diferenças e as semelhanças entre bactérias fungos e protozoários
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os vírus são, atualmente, os únicos seres acelulares da Terra. Ou seja, não chegam a formar uma célula, carregando apenas filamentos de DNA e/ou RNA.
As bactérias são seres unicelulares, não contando com um núcleo, sendo um pouco maiores que os vírus. Podem viver sem ar (bactérias anaeróbicas) ou com ar (aeróbicas).
Já os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicos como os que formam o bolor ou bem grandes como alguns tipos de cogumelos e orelhas-de-pau. Durante muito tempo foram identificados como vegetais, mas no século passado, passaram a integrar um novo reino dos seres vivos, o Reino Fungi.
Vírus Bactérias Fungos
Características Não constituem uma célula completa, por isso necessitam de uma célula de outro organismo que os hospede. Microrganismos unicelulares pertencentes ao Reino Monera. Podem se autótrofos ou heterótrofos, anaeróbicas ou aeróbicas. Possuem o próprio reino (Fungi), desempenham diversas funções na natureza (decompositores, predadores, parasitas, etc.).
Quantidade de células
Acelular (nenhuma célula)
Unicelular (uma célula)
Unicelular (uma célula)
Pluricelular (muitas células)
Estrutura
Membrana proteica (capsídeo)
material genético (RNA ou DNA)
Parede bacteriana (membrana esquelética)
Nucleoide (cadeia circular de DNA sem núcleo definido)
Plasmídeo
Presença de flagelos em alguns casos
Hifas
Núcleo bem definido
Presença de septos (divisão por parede celular) e ramificações
Doenças relacionadas
Resfriado
Sarampo
Dengue
Tuberculose
Hanseníase
Leptospirose
Micoses
Candidíase
Histoplasmose
Ambos os microrganismos podem estudados pela microbiologia. Boa parte desses estudos, tem como base a interação com os seres humanos, a partir de sua relação com doenças ou benefícios que possam trazer à vida humana.
O que são vírus?
Os vírus são extremamente pequenos e acelulares, ou seja, não possuem nenhuma célula. Eles necessitam de outras células para replicar seu material genético por não contarem com um metabolismo próprio. Muitos os consideram à parte dos seres vivos, tratando-os como partículas infecciosas.
Vírus
Os vírus são microrganismos microscópicos que se reproduzem com o auxílio das células de seu hospedeiro
Para se multiplicarem, os vírus precisam de outras células, que passam a ser chamadas de “hospedeiras”. Neste sentido, os vírus são “parasitas intracelulares”. Por passarem por mutações genéticas e se multiplicarem, outros os consideram parte dos seres vivos. Por isso, ainda há muita discussão na comunidade científica acerca desses seres microscópicos.
Estrutura
A estrutura dos vírus é extremamente simples: eles são formados pelo capsídeo, que é uma membrana proteica.
Dentro desta camada, há ácidos nucleicos, que dão origem ao material genético dos vírus. Estes ácidos podem ser ribonucleico (RNA) ou desoxirribonucleico (DNA).
Para que se multipliquem, o vírus invade uma célula saudável e assume o controle do funcionamento da mesma. Conforme a célula deixa de realizar suas funções, o vírus passa a replicar seu material genético. Depois, há a liberação dos novos vírus no organismo infectado.
Explicação: