quais são as diferença entre o pensamento mítico e o pensamento inaugurado por tales Mileto explique?
Soluções para a tarefa
Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios.
Ao apresentarem explicações fundamentadas em princípios para o comportamento da natureza, os pré-socráticos chegam ao que pode ser considerado uma importante diferença em relação ao pensamento mítico. Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença. As explicações por princípios definidos e observáveis por todos os que tem razão (e não apenas por sacerdotes, como ocorre no pensamento mítico), tais como as apresentadas pelos pré-socráticos, permitem que apresentemos explicadores que de fato aumentam a compreensão sobre aquilo que é explicado.
Pensamento Mítico
É um tipo de conhecimento passado de geração em geração e que não costuma ser questionado por parte das pessoas que o recebem. Normalmente, o Pensamento Mítico é composto por histórias (grandes epopeias), contos e lendas que não possuem nenhum tipo de comprovação, mas são aceitos pelos grupos da sociedade.
Como exemplo da representação do Pensamento Mítico, podemos citar:
na mitologia grega, Zeus é o pai de Hércules.
Pensamento inaugurado por Tales de Mileto ou Pensamento Filosófico)
Surge da Filosofia, que é uma ciência baseada na reflexão sobre a nossa existência. Nesse sentido, objetivo da Filosofia é compreender, buscar algo (algum saber) por meio dos questionamentos.
Como exemplo de questionamento presente no Pensamento Filosófico, podemos destacar:
Para onde vamos?
Sucesso em sua jornada!