Quais são as críticas feitas aos chineses quando á exploração do trabalho na ÁFRICA ?
Soluções para a tarefa
O século XXI ficou definido pela grande expansão econômica da China na África. Os motivos que caracterizam essa presença marcante da China no território africano é o controle da matéria-prima local, novos meios de investimentos e mercados da indústria.
Durante muito tempo, a China competiu com Taiwan por quem teria a influência na África, sendo que muito países apoiavam Taiwan nessa disputa e poucos mantinham relação com a China. Contudo, no início do século XXI toda a situação mudou e 50 países do continente africano estabeleceram relações coma China e apenas 4 países tem relações com Taiwan. Após a independência, o Sudão do Sul firmou com a China.
A frequente crítica em cima dos chineses tem relação com os trabalhadores locais. Pouco tempo atrás, um político de Moçambique disse: “Como é que a China pode se considerar um país em desenvolvimento se ela tira o pão do nosso país pobre?”, ou seja, a questão abortada pelo político faz referência à competição da China na África por trabalho. Além de Moçambique, essas colisões são enfrentas em diversos outros países, como Nigéria, Congo, Quênia e até mesmo na África do Sul.