Quais são as contradições presentes entre os ideais iluministas europeus e a continuidade da escravidão em alguns países da América?
Soluções para a tarefa
Resposta: Os ideais iluministas eram ideais da burguesia apesar de promoverem a liberdade política e econômica, não se mobilizaram para a liberdade política de outros grupos sociais dos escravos.
Explicação: Liberdade política procurada era em torno de tirar os privilégios relacionados ao sangue do Antigo Regime, para que a burguesia pudesse também entrar no poder e controlar os rumos do governo para promover seu melhor bem estar econômico e social. Todavia, surgiram nesse contexto preceitos liberais como liberdade e igualdade que não foram utilizados ou apoiados até o fim pela burguesia. Quando a burguesia conseguiu o que queria não houve, no movimento iluminista, muito mais esforços por parte dela para garantir maior liberdade para o restante da população, principalmente quando se trata de outras regiões.
Por exemplo, no século XVII e XVIII apesar de a Inglaterra já ter realizado sua revolução iluminista (revolução gloriosa), ela utilizou do trabalho feito por escravos em outros países para conseguir maiores lucros econômicos. só foi no início do século XiX (em 1807 para ser mais exato) que a Inglaterra começou a proibir o tráfico negreiro para ampliar seu maior mercado consumidor.
Assim, dá pra descrever o iluminismo como um movimento elitista em que a burguesia queria a ascensão e igualdade política dela com os nobres e não da população em geral.