Filosofia, perguntado por 0000220, 10 meses atrás

Quais são as consequências do cientificismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por bianca92gm
17

Resposta:

Visto forma extrema para algumas pessoas a valorização da ciência, e para outras, uma visão de que a ciência é o melhor caminho que existe para conhecer o mundo e possibilitar o desenvolvimento tecnológico

Respondido por AnthonioJorge
1

O cientificismo não é a confiança na ciência, mas sim a confiança exacerbada que reduz a ciência ao único caminho de salvação da humanidade.

Presente em inúmeras ideologias modernas, desde o Iluminismo até o positivismo do século XIX e o progressismo do nosso tempo, o cientificismo eleva a ciência ao papel salvacionista que antigamente coube à religião.

Materializando, assim, uma questão intrinsecamente transcendente, o cientificismo tende a colocar nas mãos dos cientista e do especialista técnico as decisões importantes de âmbitos variados, incluindo decisões morais, políticas e culturais.

O problema é que a função técnica não se confunde com o cargo democraticamente eleito: o cientista técnico dificilmente responde pelas escolhas feitas.

Além disso, a ciência não é uma unanimidade: é da natureza da ciência sempre se colocar à prova. A partir do momento em que um aspecto do debate científico é petrificado como política pública, qualquer mudança na seara científica pode ser tarde demais para acabar com efeitos negativos colocados em prática pela ciência na área pública.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/46203408

Anexos:
Perguntas interessantes