Quais são as consequências de não se investir na segurança da informação? Dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Vulnerabilidade a ataques:
O cibertaque, também chamado de ataque cibernético é um ataque feito por criminosos online, conhecidos como crackers ou hackers. Essa ação é praticada por meio da transmissão de vírus — arquivos maliciosos — capazes de infectar, danificar e roubar informações de computadores, servidores, nuvens e demais bancos de dados.
2- Perda de informações Sigilosas:
As empresas prezam pelo sigilo de seus dados de processo, visto que cada uma apresenta particularidades e elementos de sucesso. Do mesmo modo, também têm seus pontos fracos, ou seja, aspectos onde encontra maior dificuldade. Se alguém mal intencionado (por exemplo, um concorrente) tiver conhecimento desses pontos fracos, pode potencializá-los a ponto de prejudicar a empresa de forma extremamente grave.
3- Interrupção de serviços regulares:
Quando uma empresa que resolveu investir na tecnologia para seu crescimento não tem uma segurança de dados adequada, corre risco de sofrer com a interrupção de serviços regulares. Por exemplo, se houver um ciberataque e a infecção por um vírus no data center, toda a empresa terá que parar.
4- Danos para a reputação da empresa:
Perder dados resulta em perder clientes. Isso porque as empresas armazenam muitas informações de funcionários e fornecedores, como dados cadastrais, bancários e até de cartões de créditos.
Vazamentos desses dados causarão um escândalo, visto que o uso indevido criará uma situação extremamente desgastante e desagradável tanto para a empresa quanto para os donos das informações.
5- Sequestro de dados:
O sequestro de dados digitais é realizado por meio de um malware do tipo ransomware. Assim, hackers invadem a rede de servidores de uma empresa e os infecta com esse malware que criptografa os dados do sistema. Ou seja, o vírus sequestra os dados e os hacker cobram um valor de resgate para liberar novamente o acesso às informações.
6- Perdas financeiras:
Os hackers são capazes de invadir os softwares ligados às finanças e, com isso, transferem quantias em dinheiro para outros locais.
Com os dados financeiros e bancários dos clientes e fornecedores, pode ocorrer o mesmo tipo de roubo. Da mesma forma, a venda de informações privilegiadas sobre tomadas de decisões e investimentos a concorrentes afeta a linha de produção e a presença no mercado.