Biologia, perguntado por Stercavalcante, 1 ano atrás

Quais são as consequencias das bebidas alcólicas no organismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por kahs1
4
Cabelo:
O consumo frequente pode desidratar o couro cabeludo, torná-lo quebradiço e, em alguns casos, levar à queda dos fios.

Cérebro

Um dos primeiros efeitos do álcool é uma leve sensação de relaxamento e bem-estar. Mas, dependendo da concentração encontrada no sangue, essa sensação pode se transformar em irritação e agressividade. Em poucos minutos, o álcool também provoca perda dos reflexos, prejuízo de julgamento e alteração da memória, entre outros.

Olhos

A neurite ótica causada pelo consumo abusivo de álcool esgota as reservas de zinco e de vitamina B1 do organismo e, em alguns casos, pode levar o indivíduo à cegueira.

Boca

A médio e longo prazo, a bebida pode aumentar o risco de lesões na boca e de inflamação nas gengivas. Cerca de 80% dos cânceres de boca, faringe e laringe estão relacionados ao álcool. Segundo pesquisadores australianos, até mesmo enxaguatórios bucais com álcool podem aumentar a taxa de câncer oral.

Coração

O coração não está imune aos efeitos do álcool. O consumo exagerado pode causar desde hipertensão arterial até arritmia cardíaca. Em alguns casos, o indivíduo pode sentir palpitação, falta de ar e dor no tórax. Em outros, mais severos, o álcool pode lesionar suas fibras musculares e provocar uma doença chamada miocardiopatia alcoólica.

Estômago

O efeito do álcool no organismo está diretamente relacionado à quantidade de comida existente no estômago. Se o indivíduo bebe de estômago vazio, a absorção é muito maior. E o estrago também. O álcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formação de úlcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimação e dor de cabeça.

Esôfago

Depois que entra pela boca, o álcool dirige-se para o esôfago. Lá, pode danificar as células e causar uma inflamação conhecida como esofagite. Também pode provocar dor, azia e queimação. A médio e longo prazo, até hemorragia. Cerca de 75% dos casos de câncer no esôfago são atribuídos ao consumo de bebida alcoólica.

Perguntas interessantes