Geografia, perguntado por luan5674, 1 ano atrás

quais são as consequências da macrocefalia urbana?

Soluções para a tarefa

Respondido por stersilva72
38
2 respostas · Geografia 

 Melhor resposta

Os grandes centros urbanos de países periféricos e semiperiféricos são a perfeita manifestação da macrocefalia urbana. Podemos citar, por exemplo, o caso do Brasil. Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], o país possui, atualmente, mais de cinco mil cidades. Porém 22 delas concentram funções econômicas, culturais, administrativas, políticas deixando as demais dependentes do que acontece nessas vinte e duas. 


Os urbanistas reforçam que a macrocefalia é uma consequência da desqualificação do processo de urbanização, à medida que a população se transfere de maneira acelerada, desorganizada e descapitalizada do campo para a cidade. Não há tempo, não há condições, de implantar uma estrutura urbana de maneira bem distribuída, gerando então a intensa concentração que manifesta a macrocefalia 
com todos os problemas que acarreta. Baixa qualidade de vida para a grande parcela da população , 
defict habitacional, favelização, carência de equipamentos básicos, como água tratada, arruamento,es 
goto e saneamento básico.

Respondido por ZFJAR
38

Resposta:

Uma das consequências mais evidentes da macrocefalia urbana é a crescente periferização das populações, que não adquirem oportunidades e condições de vida decentes no espaço das cidades, fatores denunciados pela formação de cortiços e favelas.

Explicação:

Perguntas interessantes