quais são as consequências da baixa quantidade de vapor de água na atmosfera?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera.
Locais próximos ao mar ou rios a evaporação da água tende a ser maior. Sendo assim, nesses ambientes a umidade do ar é mais elevada do que em locais afastados das correntes de água.
Em relação ao clima do local, podemos compreender que a umidade do ar está relacionada com a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período.
Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor.
Explicação:
Em resumo, se a umidade do ar for baixa, o local geralmente apresenta clima seco e baixo índice pluviométrico. Por outro lado, se a umidade do ar for alta, o local possui um clima úmido com maiores ocorrências de chuva.
A umidade do ar é classificada de duas maneiras:
Umidade Absoluta do Ar: quantidade total de vapor de água existente no ar.
Umidade Relativa do Ar: quantidade de vapor de água existente no ar e que pode variar de 0% (ausência de vapor d’agua) a 100% (quantidade máxima de vapor d’agua). Quando está a 100%, o ar atinge o ponto de saturação, ou seja, a quantidade máxima de vapor de água que ele pode conter. Nesse caso, ocorrerá a precipitação desse excesso de água.
Importante destacar que a umidade do ar influencia diretamente na nossa saúde. Quando ela está baixa, o ar tende a ficar mais seco.
Nesse cenário existe uma propensão maior de sermos acometidos por doenças respiratórias, como bronquite, rinite, sinusite, alergias ou sangramento nasal.
Quando respiramos, nossas narinas são lubrificadas com o vapor d’água presente no ar. Assim, se a umidade do local for maior, podemos sentir menos incômodo ao respirar.
Entretanto, quando ela está muito alta a proliferação de fungos também pode ser um problema para a saúde