quais são as classificações das vozes humanas
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
soprano
alto
tenor
barítono
alto
tenor
barítono
leticiasereiacp3ree4:
essa é de homem o de mulher?
Respondido por
8
- Soprano: é a mais aguda das vozes e pode ter uma extensão que abrange duas ou mais oitavas. Esse registro vocal dá origem, mais comumente, a cinco outros registros:
. Ligeiro: extensão do Do3 ao Re5, adaptando-se aos mais variados ornamentos vocais, embora o seu volume não seja excepcional.
. Lírico-ligeiro: extensão do Do3 ao Re5, como o soprano ligeiro. Porém, a especificidade do seu timbre permite a interpretação de papéis líricos e ligeiros.
. Lírico: extensão do Do3 ao Do5. Voz com expressão mais aveludada, que comporta uma maior intensidade em relação às vozes ligeiras.
. Lírico-spinto: extensão do La3 ao Do5. Voz que comporta maiores efeitos expressivos e maior potência em relação à lírico.
. Dramático: extensão Sol3 a Do5. Das vozes de soprano, esta é a que comporta maior expressividade e potência tímbrica, além de alcance nas notas graves.
- Mezzosoprano: extensão do La2 ao La4, sendo portanto intermediária entre soprano e contralto.
. Ligeiro: extensão de Sibemol2 a Do sustenido5. Aproxima-se de soprano dramático e sua agilidade permite interpretações que envolvem virtuosismo.
. Dramático: extensão de Sol3 a Do5. Embora essa tessitura coincida com a tessitura de soprano dramático, as notas graves dispõe de maior potência.
- Contralto: extensão do Fa2 ao Fa4, é a voz feminina mais grave e as notas graves apresentam maior potência e firmeza em relação ao mezzosoprano.
Vozes Masculinas:
- Tenor: extensão de Do2 ao Do4, sendo a voz masculina mais aguda.
. Ligeiro: extensão Do2 ao Si bemol3. Caracteriza-se pela agilidade na interpretação de passagens rápidas.
. Cômico ou buffo: extensão Do2 a Do4. Assemelha-se ao tenor ligeiro, mas é mais apropriado para interpretações de personagens cômicos.
. Lírico: extensão de Do2 ao Do4. Embora essa tessitura coincida com a anterior, apresenta maior firmeza e potência.
. Lírico-spinto: extensão do Si2 ao Do5. Caracteriza-se por uma maior potência e capacidade expressiva.
. Dramático: extensão do Si2 ao Do4. Voz que apresenta uma especial potência no registro médio e grave, embora seus agudos sejam menos brilhantes.
- Barítono: extensão que oscila entre de Sol1 a Fa3, é mais grave que a de tenor e menos apropriada para passagens que exigem agilidade.
. Ligeiro: extensão de Sol1 a Sol3, caracterizando-se pela presença de agudos aveludados e graves pouco potentes.
. Buffo: extensão de Do2 ao La bemol3. Embora seja similar à anterior, esta apresenta uma expressão menos dramática.
. Heróico: extensão do Si bemol1 ao La bemol3, sendo que o registro grave caracteriza-se por uma expressão aveludada, enquanto os extremos apresentam intensos agudos.
- Baixo: extensão de Mi1 ao Do3, sendo a voz masculina mais grave.
. Cantante: extensão de Mi1 ao Fa3, caracterizando-se por um timbre ligeiro.
. Profundo: extensão do Re1 ao Fa3, apresentando graves potentes e agudos seguros.
O falsete ou falsetto é a produção de voz artificialmente alta por um homem, depois que sua voz se fixou no registro de tenor ou de baixo. É o tipo de "voz de cabeça" usado pelos contratenores. Foi muito usado em Missas e Motetes polifônicos na ausência de meninos.
O contratenor é a voz masculina mais alta que a do tenor. Esteve muito em voga durante os séculos XVII e XVIII, e voltou a ficar em moda com a revalorização da música desse período e de seu estilo de interpretação. Alfred Deller (1912-1979) é o solista predominantemente associado a esse ressurgimento.
. Ligeiro: extensão do Do3 ao Re5, adaptando-se aos mais variados ornamentos vocais, embora o seu volume não seja excepcional.
. Lírico-ligeiro: extensão do Do3 ao Re5, como o soprano ligeiro. Porém, a especificidade do seu timbre permite a interpretação de papéis líricos e ligeiros.
. Lírico: extensão do Do3 ao Do5. Voz com expressão mais aveludada, que comporta uma maior intensidade em relação às vozes ligeiras.
. Lírico-spinto: extensão do La3 ao Do5. Voz que comporta maiores efeitos expressivos e maior potência em relação à lírico.
. Dramático: extensão Sol3 a Do5. Das vozes de soprano, esta é a que comporta maior expressividade e potência tímbrica, além de alcance nas notas graves.
- Mezzosoprano: extensão do La2 ao La4, sendo portanto intermediária entre soprano e contralto.
. Ligeiro: extensão de Sibemol2 a Do sustenido5. Aproxima-se de soprano dramático e sua agilidade permite interpretações que envolvem virtuosismo.
. Dramático: extensão de Sol3 a Do5. Embora essa tessitura coincida com a tessitura de soprano dramático, as notas graves dispõe de maior potência.
- Contralto: extensão do Fa2 ao Fa4, é a voz feminina mais grave e as notas graves apresentam maior potência e firmeza em relação ao mezzosoprano.
Vozes Masculinas:
- Tenor: extensão de Do2 ao Do4, sendo a voz masculina mais aguda.
. Ligeiro: extensão Do2 ao Si bemol3. Caracteriza-se pela agilidade na interpretação de passagens rápidas.
. Cômico ou buffo: extensão Do2 a Do4. Assemelha-se ao tenor ligeiro, mas é mais apropriado para interpretações de personagens cômicos.
. Lírico: extensão de Do2 ao Do4. Embora essa tessitura coincida com a anterior, apresenta maior firmeza e potência.
. Lírico-spinto: extensão do Si2 ao Do5. Caracteriza-se por uma maior potência e capacidade expressiva.
. Dramático: extensão do Si2 ao Do4. Voz que apresenta uma especial potência no registro médio e grave, embora seus agudos sejam menos brilhantes.
- Barítono: extensão que oscila entre de Sol1 a Fa3, é mais grave que a de tenor e menos apropriada para passagens que exigem agilidade.
. Ligeiro: extensão de Sol1 a Sol3, caracterizando-se pela presença de agudos aveludados e graves pouco potentes.
. Buffo: extensão de Do2 ao La bemol3. Embora seja similar à anterior, esta apresenta uma expressão menos dramática.
. Heróico: extensão do Si bemol1 ao La bemol3, sendo que o registro grave caracteriza-se por uma expressão aveludada, enquanto os extremos apresentam intensos agudos.
- Baixo: extensão de Mi1 ao Do3, sendo a voz masculina mais grave.
. Cantante: extensão de Mi1 ao Fa3, caracterizando-se por um timbre ligeiro.
. Profundo: extensão do Re1 ao Fa3, apresentando graves potentes e agudos seguros.
O falsete ou falsetto é a produção de voz artificialmente alta por um homem, depois que sua voz se fixou no registro de tenor ou de baixo. É o tipo de "voz de cabeça" usado pelos contratenores. Foi muito usado em Missas e Motetes polifônicos na ausência de meninos.
O contratenor é a voz masculina mais alta que a do tenor. Esteve muito em voga durante os séculos XVII e XVIII, e voltou a ficar em moda com a revalorização da música desse período e de seu estilo de interpretação. Alfred Deller (1912-1979) é o solista predominantemente associado a esse ressurgimento.
Perguntas interessantes