Geografia, perguntado por Tailineoliveiraozori, 11 meses atrás

Quais são as classificações das Estrelas?

Soluções para a tarefa

Respondido por dederbiel
3

Resposta: As estrelas são classificadas por seu espectro e por sua temperatura. Existem sete tipos principais de estrelas. Em ordem decrescente de temperatura, elas são O, B, A, F, G, K, e M. Estrelas O e B são raras mas muito brilhantes; estrelas M são comuns mas de pouco brilho.

Explicação:

  1. Tipo O - A sua temperatura é superior a 25000K. A esta temperatura, o hélio, o hidrogénio e oxigénio estão ionizados. Só alguns átomos de hélio se encontram no estado neutro. As riscas mais características do espetro O são as de hélio ionizado, e as dos metais que perderam até três eletrões.
  2. Tipo B (11000 - 25000K) - O espetro destas estrelas é caracterizado por apresentar riscas nítidas de absorção de hélio neutro. Isto deve-se ao facto de, a esta temperatura, já não ocorrer a ionização do hélio. Por outro lado, o silício, o magnésio, o oxigénio e o azoto encontram-se ionizados.
  3. Tipo A (7500 - 11000K) - A esta temperatura ainda se encontram riscas de hidrogénio ionizado. São tipicas as riscas dos metais, como o ferro, tanto no estado neutro como ionizados. A sua cor é amarelada.
  4. Tipo G (5000 - 6000k) - O Sol pertence a este tipo de estrelas. Caracterizam-se por possuir riscas de metais, como o potássio e o cálcio ionizados, e outras, bastante bem marcadas, de metais neutros. A esta temperatura as riscas de hidrogénio são muito mais débeis e começam a aparecer as primeiras riscas moleculares.
  5. Tipo K (3500 - 5000K) - No espetro destas estrelas predominam as riscas correspondentes a metais neutros. O cálcio encontra-se no estado ionizado e as riscas moleculares são nitidamente visíveis. São estrelas de cor vermelha - alaranjada.
  6. Tipo M (temperatura inferior a 3500 ºC) - Os metais não se ionizam, predominam as bandas moleculares de óxido de titânio. São estrelas de cor vermelha intensa.

Atendendo à densidade estelar, cada tipo espetral subdivide-se em cinco classes, de I a V.

A classe I denomina-se classe das supergigantes e é constituída pelas estrelas de atmosfera menos densa e de maior extensão. A classe V compreende as estrelas anãs, as estrelas menos luminosas de cada tipo, sendo a sua atmosfera reduzida e muito compacta. As classes II, III e IV compreendem as estrelas gigantes e subgigantes, com características intermédias entre as de tipo I e V.

Além destes sete tipos estelares comuns, há quem considere outros três tipos específicos, designados pelas letras R, N e S. Apresentam espetros que correspondem as estrelas muito frias, que se caracterizam por possuir riscas moleculares muito intensas. A maior parte da sua luz é emitida em comprimento de onda inferior ao infravermelho.

Este tipo de emissão compreenderá as estrelas de temperatura superficial de apenas 1000K.

Perguntas interessantes