quais são as classes sociais da mesopotâmia
Soluções para a tarefa
A Mesopotâmia localiza-se no Oriente Médio, onde atualmente é o país do Iraque, sendo considerada uma das civilizações mais antigas da história.
Foram vários os povos que habitaram essa região, mas suas características comuns eram o politeísmo, política centralizada no rei, e economia com base na agricultura e comércio nômade.
A sociedade era estratificada em uma pirâmide, onde no topo estavam a família real, nobres e sacerdotes. Na camada inferior, mais numerosa, ficavam os camponeses, artesões e escravos.
Resposta:
Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes.
Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra).
Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber. Posição mais elevada era do rei que detinha poderes políticos, religiosos e militares. Ele não era considerado um deus, mas sim representante dos deuses.
Os dominados consumiam diretamente o que produziam e eram obrigados a entregar excedentes para os dominantes
Explicação:
A organização social dos mesopotâmios
Sumérios, babilônios, hititas, assírios, caldeus. Entre os inúmeros povos que habitaram a Mesopotâmia existiam diferenças profundas. Os assírios, por exemplo, eram guerreiros. Os sumérios dedicavam-se mais à agricultura.
Apesar dessas diferenças, é possível estabelecer pontos comuns entre eles. No que se refere à organização social, à religião e à economia. Vamos agora conhecê-las:
A sociedade
As classes sociais - A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.