História, perguntado por DhéAlmeida, 1 ano atrás

Quais são as causas do rompimento de Martinho Lutero com a Igreja Católica

Soluções para a tarefa

Respondido por fmradio95fm
9
No século XVI a Europa foi abalada por uma série de movimentos religiosos que contestavam abertamente os dogmas da igreja católica e a autoridade do papa. Estes movimentos, conhecidos genericamente como Reforma, foram sem dúvida de cunho religioso. No entanto, estavam ocorrendo ao mesmo tempo que as mudanças na economia européia, juntamente com a ascensão da burguesia. Por isso, algumas correntes do movimento reformista se adequavam às necessidades religiosas da burguesia, ao valorizar o homem “empreendedor” e ao justificar a busca do “lucro”, sempre condenado pela igreja católica. 
Os fatores que desenvadearam a Reforma. 

Uma das causas importantes da Reforma foi o humanismo evangelista, crítico da Igreja da época. A Igreja havia se afastado muito de suas origens e de seus ensinamentos, como pobreza, simplicidade, sofrimento. No século XVI, o catolicismo era uma religião de pompa, luxo e ociosidade. Surgiram críticas em livros como o Elogio da Loucura (1509), de Erasmo de Rotterdam, que se transformaram na base para que Martinho Lutero efetivasse o rompimento com a igreja católica.
Respondido por winicius27
11
Bom, vou explicar de maneira breve...
Ele rompeu com a Igreja Católica porque seus fiéis não seguiam os dogmas, por exemplo, um padre não podia se casar, mais percebia-se que ele havia uma vida secreta onde tinha mulher e filhos, Martinho Lutero rompeu assim com a Igreja Católica e criou a Protestante. Ah, e outro motivo de ele não ser aceito na Católica, é o motivo de ter traduzido a bíblia, lembrando que todas as missas eram feitas em latim ( e ninguém entendia)
Perguntas interessantes