quais são as causas da guerra do contestado
Soluções para a tarefa
A Brasil Railway foi a empresa responsável pela implantação da via ferroviária que fazia a ligação entre os dois estados, e como forma de remuneração pelos serviços prestados o governo cedeu a mesma o equivalente a mil metros de terras, um em cada margem da ferrovia, e essas deveriam ser, obrigatoriamente, povoadas por povos estrangeiros. Porém, o interesse da empresa ia além disso, o que ela queria na verdade era se aproveitar da riqueza da floresta nativa e enriquecer ainda mais. Para isso ela utilizava muitos imigrantes, que trabalhavam tanto na estrada de ferro quanto na exploração da floresta. Isso deu início a expulsão forçada de inúmeros nativos que ocupavam, mesmo que de forma legal, aquela parte da terra, e que trabalhavam na terra para que ela pudesse ser fértil.
Como muitas famílias perderam suas terras para a construção da linha ferroviária, o número de camponeses desempregados se tornou ainda maior, pois agora eles não tinham mais onde trabalhar. Esse foi um dos primeiros motivos para a revolta acontecer. Além disso, quando uma grande parte da região foi comprada por uma empresa madeireira, ligada a um grupo de pessoas da empresa ferroviária que tinham interesse na exportação da madeira, muitas famílias foram expulsas de suas terras, o que deu a essas pessoas mais motivos ainda para se revoltarem.
A situação ficou ainda mais difícil depois que a estrada de ferro se deu por encerrada. Os trabalhadores que trabalharam em sua construção, oriundos de diversas partes do país, se viram desempregados e sem nenhum apoio por parte da empresa norte-americana. Sem saber o que fazer eles continuaram por algum tempo na região esperando que a empresa ou o governo pudesse lhes dar algum apoio, o que não aconteceu.
Essas atitudes resultaram no estopim do conflito, que colocou os nativos contra as multinacionais, o governo e as oligarquias. Buscando por apoio, os sertanejos se depararam com monges, religiosos que faziam peregrinações pelo sertão pregando a palavra de Deus, eles eram respeitados pelo povo, que os via como uma certa autoridade.
Boa Sorte