Quais são as características sociais e politicas do Centro-oeste
Soluções para a tarefa
Resposta:
A região Centro-Oeste é relativamente extensa, ocupando, aproximadamente, 19% do território brasileiro. Entretanto, seus estados — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal — não são muito povoados, tendo uma das menores densidades demográficas do Brasil.
Outra característica marcante do Centro-Oeste é sua força no setor primário da economia. As atividades agrícolas e pecuaristas são destaques nos três maiores estados em extensão territorial, com ênfase para o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.
alguns dados estatísticos dessa região, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Esses dados são de 2019.
Área territorial: aproximadamente, 1,6 milhão de km², o que resulta em 19% do território brasileiro.
População: 16.297.074 habitantes
Rendimento domiciliar per capita (em reais): 1727,25
Densidade demográfica: 11,98 habitantes por km²
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,753
Matrículas no ensino fundamental: 2.130.942 de estudantes
Produto Interno Bruto (em reais): 632.890.000.000,00
Taxa de mortalidade infantil|1|:14,8
Na região Centro-Oeste, a economia é destaque nos setores primário e secundário, agropecuária e indústrias, respectivamente.
A agricultura em alguns estados é favorecida pela existência de terra roxa, um solo fértil originado de composição basáltica, muito comum em algumas áreas de Mato Grosso. Entretanto, a maior parte da região possui solos com baixa fertilidade, o que acarretava em dificuldades agrícolas até o século passado.
Na década de 1970, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu várias técnicas de aumento de produção de alimentos, em comunhão com a Revolução Verde que ocorria no mundo. Uma dessas técnicas é a calagem, que utiliza calcário para regularizar a acidez do solo do Cerrado, além de desenvolver sementes de soja, que se adaptaram a esse bioma.
Com base nisso, o estado de Goiás passou a produzir grandes quantidades de produtos agrícolas, como a soja, o algodão, a cana-de-açúcar, o milho, entre outros produtos, sendo referência nacional nesses gêneros.