Quais são as características gerais da regionalização Norte x Sul?
Soluções para a tarefa
A Regionalização Norte-Sul foi criada para denominar o atual modo socioeconômico internacional, no que substitui o que era conhecido como países de 1º, 2º e 3º mundo.
Os países do primeiro mundo eram considerados as nações capitalistas desenvolvidas, onde o PIB (Produto Interno Bruto) era elevado. Os países do segundo mundo eram compostos pelos socialistas, os países aliados à União Soviética (URSS), tendo como característica grande estatização da economia. E, por último, os países do terceiro mundo tinha a formação dada por nações subdesenvolvidas, no qual tiveram esse posto por não declarar um aliado e não ser a favor a nenhum lado, tanto dos Estados Unidos da América (EUA) quanto da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com o fim do conhecido como segundo mundo e o processo de independência da África, que resultaram em novos países de pobreza extrema, a divisão dos três níveis de países tornou-se antiga.
Sendo assim, como a maior parte dos países considerados subdesenvolvidos está na região Sul do mundo e os desenvolvidos na região norte, foi criado a divisão Norte-Sul. Os países Norte tem a característica do PIB elevado e histórico de riquezas, sendo EUA, Europa e Japão. Os países Sul tem grande nível de pobreza, violência e problemas sociais, onde ainda tem dependência econômica por causa da colonização, imperialismo e neocolonização.
Ainda assim, entre os países da região Norte-Sul tem aqueles considerados emergentes, no qual estão em desenvolvimento, sendo eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos Tigres Asiáticos e México.