Quais são as características gerais da região sudeste
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
É a região mais populosa do Brasil, possui cerca de 81.465.579 habitantes (corresponde a aproximadamente 42,2% da população total do país), se fosse um país seria o décimo quinto mais populoso do mundo. O Rio de Janeiro e São Paulo são as principais cidades turísticas, que consequentemente são as mais industrializadas e populosas. Essa região possui 1668 munícipios e sua densidade demográfica é de 91,4 habitantes por quilômetros quadrados.
O relevo
O relevo dessa região é composto por planaltos, planícies e depressões. No Sudeste, destacam-se:
Planaltos e Serras de Leste – Sudeste;
Planaltos e Serras de Goiás – Minas;
Planaltos e Chapada da Bacia do Paraná;
Depressão Sertaneja – São Francisco;
Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná;
Planícies Litorâneas.
O clima
O clima muda de acordo com a localidade, ele pode ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. A região Sudeste está localizada entre os paralelos 14º e 25º de latitude sul, desta forma a maior parte das suas terras fica na zona tropical. O relevo influencia muito nas diferenças de temperatura e na quantidade de chuvas dessa região.
A vegetação
A vegetação dessa região mudou muito desde a chegada dos portugueses, ainda assim há uma grande diversidade. As principais formações vegetais do Sudeste são:
Mata Atlântica;
Mata Tropical;
Caatinga;
Cerrado;
Campos;
Vegetação litorânea.
Economia
Nesta região há um grande desenvolvimento de indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica e muitas outras. É a mais industrializada de todas as cinco regiões brasileiras.
O principal porto do Brasil está localizado na cidade de Santos, em São Paulo. Por ser bem desenvolvida, a agropecuária nessa região é praticada com técnicas modernas, o que faz com que a produtividade aumente cada dia mais. São Paulo é o estado que tem a maior circulação de dinheiro do Brasil.
Outro fator que contribui muito para a economia da região é o turismo. É nesta região em que se encontram os mais reconhecidos símbolos brasileiros, como: o Cristo Redentor, o Maracanã, as famosas praias, museus, igrejas e as cidades históricas de Minas Gerais, entre outras belezas brasileiras.